Por aniversário, Papa Francisco recebe homenagens de políticos e fiéis
O papa Francisco completa 80 anos neste sábado (17) e recebe homenagens de pessoas de todo o mundo.
Uma das primeiras mensagens que recebeu veio de seu antecessor.
O papa emérito Bento XVI enviou "por escrito" um texto de felicitações a Jorge Mario Bergoglio, informou à ANSA o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.
Além disso, a Santa Sé informou que mais de 50 mil e-mails já foram recebidos com os desejos de felicitações de todo o mundo.
Os mais numerosos são os escritos em inglês, espanhol e italiano, mas mais de mil foram enviados em latim.
Já no mundo político, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou seus "melhores desejos" ao líder católico e dizendo que o "exemplo de humildade" do argentino "deve ser um guia" para o mundo todo. Obama ainda lembrou e agradeceu da participação de Bergoglio na retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba.
O presidente italiano, Sergio Mattarella, agradeceu a proximidade do sucessor de Bento XVI à Itália e ao seu povo. Na mensagem, Mattarella lembra do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, que terminou no fim de novembro, e que "trouxe uma mensagem de esperança e reconciliação com uma formidável intensidade".
"As visitas de Vossa Santidade na África, na América Latina e Central, no Cáucaso e em diversos países europeus – da ilha de Lesbos à Suécia – contribuíram para reforçar o diálogo e os vínculos de fraternidade e solidariedade entre os povos e as nações", disse o mandatário lembrando dos pedidos para que a Europa "reencontre suas raízes".
Já o novo premier da Itália, Paolo Gentiloni, também enviou uma mensagem através do Twitter para o líder da Igreja Católica.
"Parabéns da parte do Governo para o Papa. A Itália é grata ao Santo Padre pela força inspiradora de sua mensagem e de seu exemplo", escreveu.
O Vaticano ainda criou a hashtag #Pontifex80 para que as pessoas possam enviar mensagens à Francisco – e milhares de postagens estão sendo realizadas ao redor do mundo.
Para agradecer o carinho, o Papa tuitou um agradecimento.
"Agradeço-lhes pelo seu afeto. Não se esqueçam de rezar por mim", postou.