Porta-voz do Vaticano descarta encontro entre o Papa Francisco e Bernie Sanders
O porta-voz do Vaticano descartou em conferência de imprensa a hipótese de um encontro entre o Papa Francisco e Bernie Sanders, pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos da América.
Sanders é um dos convidados para o colóquio comemorativo da encíclica social ‘Centesimus annus’ de João Paulo II, promovido pela Academia Pontifícia das Ciências Sociais (Santa Sé) entre sexta-feira e sábado, no Vaticano.
O senador norte-americano vai apresentar uma conferência intitulada ‘A urgência de uma Economia moral: reflexões no 25.º aniversário da Centesimus Annus’.
Entre os conferencistas do evento estão também os presidentes do Equador, Rafael Correa, e o da Bolívia, Evo Morales.
A ‘Centesimus annus’ (1991) de João Paulo II foi a terceira encíclica social do Papa polaco, na qual se destacava o "papel fundamental e positivo da empresa, do mercado, da propriedade privada e da consequente responsabilidade pelos meios de produção, da livre criatividade humana no setor da economia".
O documento chama a atenção para a necessidade de um sólido contexto jurídico que coloque a liberdade económica ao serviço da liberdade humana.