Presidente do Congresso Judaico Latino-Americano é recebido pelo Papa Bento XVI
O brasileiro Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, foi recebido pelo papa Bento XVI, em um encontro para discutir o "relacionamento judaico-católico" na América Latina.
O encontro, que durou cerca de 30 minutos, contou com representantes de congregações judaicas de 14 países da América Latina, e inclusive com a presença de políticos brasileiros, como o governador da Bahia, Jaques Wagner.
Bento XVI destacou que os católicos e judeus são "sócios confiáveis" e "bons amigos", capazes de "enfrentar crises juntos" e "superar os conflitos de maneira positiva".
Tudo isso, de acordo com o Papa, graças ao "progresso obtido nos últimos 50 anos de relações".
Durante o encontro, o Pontífice também citou uma declaração do Concílio Vaticano II sobre as relações da Igreja com outras religiões, a qual guia "as ações" para promover "uma maior compreensão, respeito e cooperação entre as nossas duas comunidades".
Segundo Bento XVI, essa declaração "não só tomou uma posição clara contra todas as formas de antissemitismo", como também construiu "as bases para uma nova avaliação teológica da relação entre a Igreja e o judaísmo".