Últimas Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano se reúne em audiência privada com papa Francisco no Vaticano

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, foi recebido em audiência privada pelo papa Francisco, no Vaticano.

O encontro durou cerca de 25 minutos e ocorreu na Sala da Biblioteca do Vaticano. Durante os diálogos, Francisco demonstrou preocupação com a situação dos cristãos no mundo e com as crises no Oriente Médio, além de pedir a Napolitano a defesa da liberdade religiosa e citar a crise econômica e financeira que atinge a Itália.

"É um dever de todos defender a liberdade religiosa e promovê-la", disse Francisco a Napolitano. "No mundo de hoje, a liberdade religiosa é mais afirmada que realizada", acrescentou.

O Papa também destacou a "urgência" de uma colaboração entre crentes e não-crentes "em um momento de crise como o atual". Segundo ele, "neste contexto, também é fundamental garantir e desenvolver a implantação das instituições democráticas". "Não se deve nunca perder as esperanças [em momentos de crise].

Inclusive os italianos podem, e devem, superar todas as divisões e crescerem na justiça e na paz, continuando, assim, a desenvolver o papel peculiar no contexto europeu e na família dos povos", disse o Papa. Francisco agradeceu ainda a população italiana por tê-lo recebido com afeto em Roma e por tê-lo feito se sentir "em casa". "A sua visita, senhor presidente, insere-se em uma história de longas relações e mais uma vez confirma, após acontecimentos perturbadores e dolorosos, a normalidade e excelência das relações entre a Itália e a Santa Sé", disse o Papa. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo