Programação completa da visita do Papa Francisco ao Equador
No próximo domingo, 5 de julho, o Santo Padre Francisco dará início a sua nona viagem internacional, que inclui Equador, Bolívia e Paraguai. No total, serão 22 discursos em uma semana. E, pela primeira vez em uma viagem de seu pontificado, o Papa argentino vai falar na sua língua materna.
Para acompanhar os últimos detalhes da visita do Papa ao Equador, você pode visitar o site papafranciscoenecuador.com e acompanhar pelo Twitter @FranciscoenEC
Depois de treze horas de avião, Francisco chegará em Quito no domingo (5), às 15:00. No aeroporto haverá a cerimônia de boas-vindas e ele pronunciará o seu primeiro discurso. Em seguida, percorrerá uma distância de 8 km até o centro da capital situada a 2.850 metros acima do nível do mar, no papamóvel, que não será transportado de Roma, mas preparado para a ocasião pelas autoridades locais.
Na segunda-feira (6), ele viaja para Guayaquil, a maior cidade do país, em um voo que durará cerca de 50 minutos. Francisco visitará o Santuário da Divina Misericórdia. Por razões de espaço não celebrará a Missa "para a família" no local, mas no Parque Samanes. Aproximadamente um milhão de pessoas são esperadas para a ocasião.
Depois da Santa Missa, o Papa vai almoçar no Colégio Javier com a comunidade dos Jesuítas. O Papa está fortemente ligado a esta comunidade, com a qual organizou intercambio de sacerdotes quando ainda era o cardeal Bergoglio. Em seguida, ele volta para Quito onde fará uma visita de cortesia ao presidente Rafael Correa no palácio presidencial. Neste encontro não haverá discurso público, porque já terá se pronunciado no aeroporto.
Na terça-feira (7), Francisco encontrará os bispos do Equador no Centro de Congressos do Parque Bicentenário e, em seguida, celebrará a Eucaristia "Pela evangelização dos povos". Na missa, entre as músicas que serão tocadas, também será apresentada uma antiga melodia Inca, que acompanhou o funeral do imperador Atahualpa.
O encontro previsto para a tarde será na Pontifícia Universidade do Equador com representantes da escola e da faculdade. Será destacada a figura de Miguel Febres Cordero, um santo de grande devoção no país. Após o encontro será rezado a oração à Mãe das Dores, padroeira da educação católica no país.
Mais tarde haverá um encontro com representantes da sociedade civil na Igreja de São Francisco, onde será entregue as chaves da cidade. Para concluir o dia, uma visita privada à Igreja da Companhia e à Nossa Senhora das Dores.
No último dia da visita ao Equador, quarta-feira (8), o Papa visitará a Casa de Repouso das Missionárias da Caridade. Em seguida, ele se reunirá com o clero, os religiosos e seminaristas no Santuário nacional mariano de El Quinche. Por fim, ao meio-dia, o Papa viaja de avião para a Bolívia.