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"PROSOPON" E "HYPOSTASIS"
Santíssima Trindade

“PROSOPON” E “HYPOSTASIS”

Paramentos Litúrgicos

Ao se dizer que o Pai é a primeira pessoa da Trindade, que o Filho é a segunda pessoa da Trindade, e que o Espírito é a terceira pessoa da Trindade, os trinitarianos apresentam que o significado da palavra "pessoa", nos dias modernos, tem uma significação bem distinta do período em que foi formulado o Dogma da Santíssima Trindade e utilizada pelos patriarcas da Igreja Primitiva, sendo diferente o uso moderno dado a palavra "pessoa".

A palavra utilizada, "Prosopon" (do grego antigo πρόσωπον; plural: πρόσωπα – prosopa) é o grego para designar "pessoa."

O significado original da palavra foi-se alterando com o tempo, e o contexto de prosopon deve ser observado originalmente como "aparência, aspecto exterior visível, de um ser humano, animal ou coisa",  podendo ser compreendido como "rosto" ou "face" externa do que seria o ser, uma pessoa ou coisa, tendo contudo muito a diferençar do que seria a personalidade, a psique, o âmago da apresentação do ser, que é bem mais complexo. Como J. Cabral prefere, prosopon, no contexto da Santíssima Trindade, pode ser compreendido como "três manifestações ou revelações que Deus fazia de Si ao Mundo".

O termo é utilizado para a "automanifestação de um indivíduo" que pode ser estendido por meio de outras coisas. Como um pintor que expressa sua prosopon por meio do seu pincel.

Prosopon é a forma no qual a hypostasis se manifesta, aparece. Toda natureza e hipóstase tem sua "face", sua prosopon. Ela concede expressão à realidade da natureza com seus poderes e características. (Jornalista Fabio Botto)

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