Rainha da Espanha presenteia o Papa Bento XVI com escultura brasileira
Uma escultura feita por uma artista brasileira com pedras semipreciosas do Brasil foi dada como presente pela realeza espanhola ao papa Bento XVI nesta sexta-feira em Madri.
A peça da escultora carioca Yolanda D'Augsburg foi entregue pela rainha Sofia ao religioso em cerimônia no palácio da Zarzuela.
A escultura de 70 centímetros é uma reprodução de Nossa Senhora Almudena, padroeira de Madri, com o Menino Jesus nos braços.
Ela foi encomendada pela rainha, é de prata e na coroa tem ametistas e águas-marinhas brasileiras.
A artista, que não esteve presente na recepção no palácio, diz ter recebido a encomenda no mês de abril e a entregou em julho.
A escultura foi presente da rainha Sofia ao papa. O rei Juan Carlos entregou a Bento XVI um livro histórico de cantigas galegas e portuguesas do antepassado no trono, o rei Alfonso 10º, o Sábio.
João Paulo II
A artista plástica afirma ter entregue a peça pessoalmente à rainha e disse que a monarca se emocionou ao ver a imagem, e que achava que o papa iria gostar muito da surpresa.
"Ela ficou emocionada imaginando a reação do papa. Estava convencida de que ele adoraria o presente", afirmou a escultora à BBC Brasil.
A padroeira de Madri foi a primeira obra de arte de Yolanda D'Augsburg para o papa Bento XVI. Ela já havia criado três peças para João Paulo II, para visitas anteriores à Espanha, sempre sob encomenda da família real do país.
"Nos conhecemos há mais de 30 anos. Temos uma relação familiar longínqua que começou a dar frutos em 1982. Na época me pediram uma obra para presentear o papa e fiz uma imagem de Santa Teresa de Ávila", diz a artista.
"Na visita seguinte de João Paulo II, que foi a Santiago, (a rainha) me encomendou outra, e fiz a de Santiago de Compostela em 1989. Depois, ele foi a Sevilha em 1993 e eu fiz a Madona (Virgem Maria)", diz.