Discussão

Reflexão sobre a pobre viúva que depositou no templo tudo aquilo que possuía para o seu sustento

Paramentos Litúrgicos

O evangelista Lucas nos diz que enquanto ricos colocavam grandes esmolas e doações nos cofres do templo de Jerusalém, havia uma pobre viúva que depositou aquilo que possuía para o seu sustento no dia seguinte.

Jesus estava num observatório perfeitamente adequado para não perder de vista o que lá se passava e aquela viúva, desprezada por todos, não ficou imune à Sua observação. Esta viúva depositou muito mais do que os outros porque deu tudo na sua generosidade e na sua dedicação a Deus.

Caríssimos leitores do portal Catolicimo Romano, aqui está a mensagem do texto. Deus não exige coisas grandes, Deus não exige coisas extraordinárias de nenhum de nós – desde que entendamos por coisas grandes ou coisas extraordinárias tudo aquilo que nos escapa por completo das mãos – Deus exige sim a radicalidade. Aqueles outros não foram radicais, muitos deles deram de suas sobras. Como acontece, muitas vezes, em nossas igrejas; onde aparecem moedas de vinte centavos, de cinqüenta centavos como coleta ou oferta espontânea. É isso que se oferece a Deus? É isto que significa manifestar apreço a Deus? Para muitas pessoas isto é uma vergonha porque agem assim mas esperam tudo de Deus. Dão-Lhe o menos Possível mas exigem o máximo.

A igreja católica não pode imitar as outras seitas por aí que, sem escrúpulo algum, metem a mão nos bolsos de seus fieis arrancando-lhes, violentamente até, o que possuem ou o pouco que possuem para sobreviverem. Mas existem pessoas que podiam ser muito mais generosas para com Deus e não são. E não falo apenas e nem principalmente de dinheiro, eu falo de qualquer radicalismo. O radicalismo da doação, o radicalismo da consagração, o radicalismo do serviço e tantos outros radicalismos que o Espírito Santo se encarregará de transmitir a cada um desde que ele pergunte de maneira humilde e despojada na oração.

Senhor, o que queres de mim? Senhor, de que maneira eu posso e devo ser radical? Senhor, sei que não há mais a mediocridade. Senhor, não desejo ser medíocre. Senhor, eu desejo dar-Vos tudo. Iluminai-me apenas para saber, nas minhas condições concretas e diárias qual é o tudo que Vós esperais de mim.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo