Roma fará série de eventos por canonização de Madre Teresa de Calcutá
A capital italiana terá uma série de eventos especiais para celebrar a canonização de Madre Teresa de Calcutá, que ocorrerá no dia 4 de setembro na Praça São Pedro, no Vaticano.
Entre as principais atrações, uma mostra sobre a vida da futura santa católica, a possibilidade de visitar o quarto onde a religiosa ficou em Roma e venerar relíquias, uma festa dos pobres para os pobres, missas e momentos de reflexão.
Além das celebrações em Roma, haverá uma mostra fotográfica em Rimini, entre os dias 19 e 25 de agosto, durante um encontro que ocorrerá na cidade. Neste evento, participará também o engenheiro paulista que possibilitou a verificação do segundo milagre de Madre Teresa.
Confira o cronograma: No dia 1º de setembro, no complexo Jubileu de Porta Castello – na Universidade de Roma (Lumsa) – iniciará a "Mostra da Vida, Espiritualidade e Mensagem de Madre Teresa", que segue até o dia 7.
No dia seguinte, haverá missas em vários idiomas na basílica de Sant'Anastasia al Palatino. Ao fim de cada celebração, será possível ver as relíquias de Madre Teresa e os peregrinos poderão atravessar as Portas Santas do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. À noite, ainda ocorrerão vigílias na Igreja.
Já no sábado (03), véspera da canonização, na Praça São Pedro, haverá a missa do papa Francisco. À tarde, haverá um momento de orações e meditação com arte e música na basílica Sant'Andrea della Valle. O evento culminará com a veneração da relíquia da Beata Teresa de Calcutá e a celebração de uma missa.
No domingo (04), toda a concentração será na missa de canonização na Praça São Pedro, que tem início previsto para às 10h (5h no horário de Brasília). Na segunda-feira (05), será celebrada a primeira festa de Santa Teresa de Calcutá, e uma missa de agradecimento presidida pelo cardeal e secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin. À tarde, ainda haverá mais uma veneração.
No dia 6 de setembro, durante todo o dia, haverá a veneração de relíquias na arquibasílica de São João de Latrão. Nos últimos dois dias de celebrações, 7 e 8, haverá veneração de relíquias na igreja de São Gregório Magno com a possibilidade de visitar o quarto de Madre Teresa no convento de São Gregório.