SACRAMENTOS – “EU O ABENÇOEI, E O ABENÇOADO FICARÁ” Gn 27, 33 – ARTIGO ESCRITO POR MÔNICA ROMANO
O Concilio de Trento (1546-1562), 19º Concilio Ecumênico da Igreja, definiu o número dos sacramentos em 7. Antes haviam outros mais, como o sinal da cruz, o sal, água benta…
Os Sacramentos são em sua sequência :
1º Batismo, 2º Crisma, 3º Eucaristia, 4º Confissão, 5º Ordem, 6º Matrimônio, 7º Unção.
Instituição na Bíblia:
· Batismo : “ O que crer e for batizado, será salvo” Mt 28,19
Todas as passagens acima foram extraídas dos Evangelhos. Todas as situações foram vividas e faladas por Jesus, que foi quem os instituiu. Os sacramentos assim como são, não foram inventados pela igreja, antes foram nos colocados por obra e graça de Nosso Senhor Jesus. Eles são fonte de bênçãos e riquezas para nossa vida espiritual, a cada um. Jesus confere sua importância, cada um tem uma função em nossa vida. Nenhum deles pode ser desperdiçado. Dois deles são sacramentos de maior importância por natureza, pois saíram do Corpo de Cristo na Cruz; o Batismo e a Eucaristia. Do lado aberto de Cristo, saiu sangue e água. Água do Batismo e Sangue da Eucaristia.
Alguns deles só se recebe uma vez, Batismo, Crisma, Ordem, Matrimônio. Outros, inúmeras vezes, como, confissão/penitência, Eucaristia, Unção.
O que valida os sacramentos é:
1º Transmissão pela sucessão apostólica – Isto só é possível na Igreja Católica Apostólica (Romana ou Ortodoxa). Alguns sacramentos , como Batismo, Matrimônio e Ordem (nas Igrejas Protestantes Originais, Luterana, Presbiteriana, Batista, Metodista).
Estas Igrejas, se separaram da Igreja Romana em 1517, quando Matinho Lutero, criou a Igreja Luterana. Lutero era monge católico, portanto, tinha a sucessão apostólica e a passou para outros membros de sua Igreja. A igreja Ortodoxa conserva todos os sacramentos e doutrina da Igreja Romana, porém se separou da Igreja Romana em 1054, no Cisma do Oriente. A Igreja Católica Romana (Latina) tem o Papa como líder, a Igreja Católica Ortodoxa (Grega) tem o patriarca como líder.
Igrejas Evangélicas, neo-petencostais, não têm sucessão apostólica. Por isso, seus sacramentos não têm validade.
2º Intenção Interior – A pessoa que vai receber o sacramento tem que querer. Não pode receber o sacramento sem ciência, forçado ( como no caso do matrimônio ).
3º Intenção externa (matéria e forma) . Batismo: Matéria : Água: Forma = “ Eu te batizo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo…”. Crisma : Matéria : Óleo do crisma: Forma = O Bispo local , ou outro bispo unge a fronte do crismando e diz “ Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo.” Eucaristia: Matéria: Vinho canônico, pão sem fermento: Forma = Palavras consagratórias da celebração eucarística. Confissão: Matéria : Nossos pecados ditos ao Padre: Forma = “ Seus pecados estão perdoados, em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.” Ordem: Matéria: Imposição das mãos do Bispo ( Só o Bispo pode ordenar um padre ): Forma = Oração Consagratória. Matrimônio. Matéria: Aceitação: Forma = O “sim” dos noivos. É o único sacramento no qual o ministro são os próprios noivos. Unção. Matéria : Óleo dos Enfermos: Forma = “ Por esta santa unção e por sua grande misericórdia , Deus te perdoe tudo o que fizeste de mal…”
Sacramentais: Não têm o mesmo valor que os Sacramentos, mas também conferem bênçãos:
· ÁGUA BENTA
No próximo artigo, vamos ver o que invalida os sacramentos.