Santa Sé confirma visita de Bento XVI à cidade de Carpineto Romano, onde nasceu o Papa Leão XIII
A Santa Sé confirmou o programa da breve visita que Bento XVI fará à cidade de Carpineto Romano, no domingo dia 5 de setembro.
O Papa faz a visita no contexto das comemorações do bicentenário do nascimento do habitante mais ilustre dessa pequena cidade de cinco mil habitantes da região italiana do Lazio: Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci, o Papa Leão XIII.
Bento XVI partirá de helicóptero de Castel Gandolfo, às 8h30. Em 15 minutos, chegará a Carpineto.
Na praça do Monti Lepini, às 9h15, saudará os habitantes da cidade. Em seguida, às 9h30, celebrará no mesmo local a Santa Missa. Em seguida o Papa já retorna a Castel Gandolfo.
Trata-se da terceira visita de um papa contemporâneo à localidade. O primeiro foi Paulo VI, no dia 11 de setembro de 1966, ao concluir o 75º aniversário da publicação da encíclica Rerum Novarum.
Posteriormente, no dia 1º de setembro de 1991, também João Paulo II visitou Carpineto, para comemorar o centenário da publicação da famosa encíclica, e celebrou a Missa no mesmo lugar onde Bento XVI o fará.
Leão XIII
Giovanni Pecci nasceu em Carpineto Romano (pertencente aos Estados Pontifícios naquele tempo), na família dos condes Pecci. Em 1843, foi ordenado arcebispo e enviado como núncio à Bélgica. Posteriormente, foi nomeado bispo de Perusa e cardeal, e eleito papa depois de Pio IX, em 1878.
A ele não se deve somente a primeira grande encíclica social cristã, Rerum Novarum, que marcou o Magistério dos papas posteriores, mas também uma importante abertura ao mundo científico e uma difícil tarefa de mediação diplomática em conflitos entre países.