Santa Sé divulga roteiro do Papa Francisco na Coreia do Sul
O Vaticano publicou nesta quarta-feira (18) o itinerário do papa Francisco em sua viagem para a Coreia do Sul, que acontece no próximo mês de agosto. O Pontífice partirá de Roma às 16h (horário local) do dia 13, e chegará na manhã seguinte em Seul.
Durante a visita, Jorge Bergoglio vai rezar uma missa pela paz e reconciliação entre as Coreias.
Confira a agenda abaixo, sempre de acordo com o fuso-horário sul-coreano:
14/08: Logo após desembarcar, Francisco celebrará missas privadas na nunciatura apostólica da capital e na cerimônia de boas vindas nos jardins da residência oficial da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Depois da visita de cortesia à chefe de Estado e de um encontro com autoridades locais, o Papa pronunciará seu primeiro discurso. Às 17h30, ele se reúne com os bispos do país na sede da Conferência Episcopal sul-coreana e faz outro pronunciamento.
15/08: Francisco viaja de helicóptero para Daejeon, onde às 10h30 celebra uma missa no World Cup Stadium. Depois está previsto um almoço com jovens em um seminário da cidade. Em seguida, também de helicóptero, o Pontífice vai ao santuário católico de Solmoe, onde às 17h30 ocorrerá um evento com jovens de toda a Ásia, durante o qual Bergoglio fará mais um discurso. O Papa retorna para Seul somente à noite.
16/08: Às 8h55, Francisco visita o santuário dos mártires de Seo So mun, e às 10h, na Porta de Gwanghwamun (Seul), celebra a missa de beatificação de Paul Yun Ji-Chung e seus 123 companheiros que foram perseguidos e mortos no século XIX por serem católicos. Às 16h30, ele vai a um centro de recuperação para deficientes, mesmo local onde Bergoglio encontrará as comunidades religiosas da Coreia e pronunciará outro discurso. Depois disso, em um centro de espiritualidade, ele se reunirá com líderes do apostolado laico.
17/08: Às 10h, de helicóptero, o Pontífice viaja para Haemi, onde, uma hora depois, no santuário local, recebe os bispos da Ásia e faz um pronunciamento. Às 16h, ele celebra a missa de conclusão da Jornada da Juventude Asiática, no castelo de Haemi. Francisco retorna para Seul às 19h.
18/08: Após se encontrar com líderes religiosos, o Papa tem o compromisso mais esperado da viagem: às 9h45, ele reza uma missa pela paz e a reconciliação entre as Coreias na catedral de Myeong-dong, em Seul. Às 12h45, ele participa de uma cerimônia na base área da capital sul-coreana e logo em seguida volta para o Vaticano.