Santuário envia ao Vaticano roteiro da missa do Papa em Aparecida
O reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, informou que enviou ao Vaticano o texto, na íntegra, da missa que será celebrada pelo Papa Francisco no próximo dia 24 de julho em Aparecida, no interior de São Paulo. O roteiro, em português, sugere uma celebração de cerca de 1h30 com uma homilia cujo tema central serão os jovens.
O material foi enviado por email no último domingo pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ao Monsenhor Konrad Krajweski, um dos membros do cerimoniário do pontífice e que estará no Brasil entre os dias 2 e 7 de junho para definir detalhes da visita de Francisco na cidade. Representantes do Vaticano fizeram o pedido do texto ao Santuário para a preparação do Papa, que pediu para celebrar em português com o objetivo de ter uma comunicação mais próxima com os católicos.
De acordo com o reitor, o roteiro contém sugestões. "Não temos certeza nenhuma se ele vai acatar a sugestão da homilia, por exemplo. É uma decisão dele [do Papa], mas o texto sugerido aborda a Jornada Mundial da Juventude e consequentemente os jovens. O texto enviado é um roteiro com tudo o que acontece na missa, em português", disse. Segundo o padre, a homilia tem entre 10 e 12 minutos.
A missa, de acordo com programação oficial do Santuário Nacional, terá início entre 10h e 10h30, após a recepção do Papa, que vem do Rio de Janeiro de helicóptero e deve chegar à cidade – considerada a capital da fé no país – às 9h30. Ainda não há definição se a missa, ponto alto da passagem do pontífice pelo Vale do Paraíba, será campal ou fechada, no altar central da Basílica.