Santos

Conversão de São Paulo Apóstolo – História, significado e simbolismo – 25 de janeiro

Paramentos Litúrgicos

São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.

São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia (atual Turquia), no ano 5 da era cristã. Tarso era um próspero centro mercantil e intelectual do mundo romano. Recebeu dois nomes, Saulo – hebreu e Paulo – romano. Seus pais eram judeus, mas gozavam dos privilégios da cidadania romana. Passou os primeiros anos de vida em meio da comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga. Um antigo costume judeu era ensinar às crianças algum trabalho útil. Paulo tornou-se tecelão.

Ainda adolescente, foi enviado a Jerusalém, onde deveria familiarizar-se mais profundamente com a religião e a cultura hebraica. Em Jerusalém, estudou no templo de Salomão, reedificado e embelezado por Herodes Agripa, o governador da Palestina. Durante cinco anos foi educado como discípulo de Gamaliel, rabino influente e de renome. Além da Bíblia, estudou a Lei Oral, um conjunto de tradições que regulava todas as atividades da vida cotidiana. Saulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas.

No fim dos estudos retorna a Tarso. Alterna os trabalhos na sinagoga e a fabricação de tenda junto ao pai. Nessa época, ocorreram os grandes eventos do cristianismo. Desde 26, Jesus anunciava o Evangelho, entre 28 e 30 datam-se sua morte e ressurreição. Quando Saulo chega a Jerusalém, em 29, os discípulos de Jesus já eram mais de 5000. A maior parte dos judeus, inclusive Saulo, não acreditava, ainda, que aquele fosse o Messias. Tornou-se perseguidor das primeiras comunidades cristãs e participou do apedrejamento do apóstolo Estêvão.

A caminho de Damasco, São Paulo teve a visão de uma luz incandescente e Jesus lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações. A mando de Jesus, Ananias vai a seu encontro, prepara seu batismo, põe a mão em sua cabeça e no mesmo instante Paulo recobra a visão e impressionado converte-se ao cristianismo.

ara reconstruir seus pensamentos, retira-se para o deserto da Arábia. Realiza diversas expedições missionárias pregando o evangelho de Jesus Cristo. Em 44, após pregar durante três anos, em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após, Roma e Alexandria. Nessa cidade inicia a missão entre os gentios. Foi nessa cidade que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados cristãos.

Entre 49 e 53, São Paulo realiza sua segunda viagem missionária. Entre outras cidades, vai a Macedônia, Acaia, Filipes, Atenas e Corinto. Entre 50 e 52 permanece em Corinto durante dezoito meses e funda uma comunidade cristã formada por pessoas da camada mais modesta da população. A primeira Carta aos Coríntios foi escrita em Efeso, provavelmente em 56, com o objetivo de restabelecer a unidade, advertindo que o único líder é Cristo.

Em 58, em Jerusalém, foi acusado de haver pregado contra a Lei e além de ter introduzido um gentio, no templo. Preso é enviado para Roma, onde seria julgado por um tribunal de César, mas um naufrágio interrompe a viagem. Paulo consegue permissão para ficar em prisão domiciliar.

Até o ano de 62, Paulo escreveu suas epístolas, das quais treze conseguiram sobreviver: 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, aos Gálatas, aos Filipenses, 1ª e 2ª aos Coríntios, aos Romanos, a Filemon, aos Colossenses, aos Efésios, 1ª e 2ª aos Timóteo e aos Hebreus. Nas epístolas, trata da doutrina, da ética cristã e da organização da Igreja. (Na Bíblia, as Epístolas seguem-se aos Evangelhos e aos Atos doa Apóstolos).

Em 64, após o incêndio em Roma, que recaiu sobre os cristãos, São Paulo, Apóstolo é novamente preso e levado para os arredores de Roma quando, em 67, foi decapitado.

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO PAULO:

A túnica branca de São Paulo

A túnica branca de São Paulo simboliza sua pureza de coração e seu zelo pelas coisas de Deus. Mesmo antes de se tornar cristão, Saulo demonstrava grande zelo pela fé que professava. Ele era um fariseu, ou seja, um judeu praticante, fervoroso e conhecedor das Escrituras. Para ele, a nova seita nascente dos “seguidores de Cristo” era uma afronta ao judaísmo e tinha que ser eliminada. Por isso Saulo perseguia os cristãos. Não foi por simples sadismo, mas sim, por acreditar que estava fazendo a vontade de Deus. Porém, ele estava enganado. E, quando se encontrou com a verdade, quando o próprio Jesus lhe apareceu, reconheceu seu erro e se converteu, tornando-se um grande apóstolo.

O livro na mão de São Paulo

O livro na mão de São Paulo tem um significado muito profundo. Simboliza todo o ensinamento de São Paulo através de suas palavras e de seus escritos. Sete das quatorze epístolas atribuídas a ele no Novo Testamento, são comprovadamente dele. Sobre as outras sete, há controvérsias se são realmente dele ou não por razões gramaticais. Porém, mesmo considerando a hipótese de que não sejam dele, elas carregam ensinamentos reconhecidamente de São Paulo. Além disso, São Lucas foi discípulo de São Paulo. Ora, Lucas foi autor do terceiro Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos que, do capítulo 9 em diante, narra a vida de São Paulo. Assim, até mesmo sobre o livro dos Atos e a confecção do terceiro Evangelho, São Paulo teve grande influência. Por isso, o livro em sua mão.

O manto vermelho de São Paulo

O manto vermelho de São Paulo significa seu martírio. Após um longo processo de perseguição e prisão, São Paulo foi transferido para Roma, porque tinha cidadania romana de nascimento. Lá, aguardou seu julgamento na prisão; foi condenado por causa de fé em Jesus Cristo e morto, provavelmente no ano 66, sob a perseguição do imperador Nero.

A espada de São Paulo

A espada na mão de São Paulo simboliza a forma pela qual ele foi morto: a decapitação. Esta era uma pena de morte considerada mais “leve”, pois faz o condenado morrer na hora, sem grandes sofrimentos como numa crucificação. São Paulo teve este “privilégio” por ter cidadania romana, senão, teria sido crucificado, como o foi São Pedro. Ao final de sua vida, sabendo que sua morte estava próxima, Paulo escreveu a seu discípulo Timóteo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. (2Tm 4,7) Que possamos também, ao final de nossa vida, olhar para trás e repetir essas palavras com serenidade e gratidão a Deus.

Oração a São Paulo:

“Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos. Que possamos por vossa intercessão conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente (fazer o pedido) graça de que tanto precisamos. Amém! Reza-se um Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. São Paulo Apóstolo, rogai por nós.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo