Artigos/Curiosidades

SIMBOLOGIA CRISTÃ – PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos

Vocês já devem ter percebido como nossa Igreja é iconográfica, cheia de simbologia, ícones, imagens, números.

Não pretendo neste texto escrever um tratado sobre o assunto, não tenho “ainda” esta capacidade, mas tem certos símbolos, certos ícones que a gente vê, ouve e nem se dá conta de ele quer nos mostrar um algo oculto, um algo que está associado a nossa sensibilidade.

Apurando melhor nosso conhecimento doutrinal, aos pouquinhos vamos ficando sensíveis aos sinais dentro de um templo, e alguns que antes passavam despercebidos como que do nada a gente começa a questionar, “por que este símbolo está ali?” “ qual é o motivo deste número?” “ esta cena retratada neste quadro, painel, o que quer dizer?”

Já mencionei que gosto de visitar templos em diferentes lugares? Pois bem, gosto. E outro dia, tinha que procurar um lugar que fosse acessível para confissão, já tinha tempo que minha filha queria confessar-se, a Páscoa estava próxima, mas hoje em dia é tão raro encontrar um padre com tempo livre para confessar o povo, mas ainda bem que existem igrejas centrais de grande movimento em que este sacramento é oferecido com maior tempo e disponibilidade de horários.

Entramos na igreja e enquanto esperávamos, fui admirando as pinturas do local, suas imagens, eu já havia ido lá antes, mas não é que observando melhor as pinturas que decoravam a igreja, que por sinal é muito bonita, encontrei pinturas astrológicas nela? Sim, signos, e fiquei pensando, que coisa mais panteísta para se decorar um templo cristão, afinal, trata-se crendice, superstição, até hoje não entendo o que estavam fazendo aquelas pinturas ali. E outra, logo no altar mor, muito bonito também, os vitrais com um símbolo associado a cultos demoníacos, a famosa estrela de cinco pontas circundada. Não sei qual era a intenção das pessoas ao colocar símbolos como estes em templos cristãos, mas uma coisa posso dizer, em nada tem haver com os símbolos cristãos.


Vou começar pelo mais simples; já notaram como a Palavra está permeada com números? E alguns deles se repetem um grande número de vezes, alguns nós já até sabemos o significado, outros não… será que choveu mesmo 40 dias no tempo de Noé? Será que Jesus ficou exatos 40 dias no deserto? Por que 12 apóstolos? Não poderia ter sido 14,9, 23? Por que 72 discípulos? 3 dias para ressuscitar, 3 dias na barriga da baleia…

NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS BÍBLICOS:

3– Número da unidade e da Trindade. É usado para reforçar, dar ênfase a uma expressão. É o número da plenitude, da Santidade. Ex: Deus é UM em três pessoas. Três dias Jonas ficou na barriga do peixe, Três dias Jesus ficou no sepulcro. Três são as Pessoas da Santíssima Trindade.

4– Número da totalidade. Quatro cantos das Terra ( Leste, oeste, sul e norte ) , quatro Evangelhos, quatro elementos ( terra, água, ar e fogo ) , quatro seres vivos ( Ap. 4,6,7; 1,20:8 ). Quatro é o número da plenitude.

5– Depois do 13 , o 5 é o número menos apreciado. Está ligado à morte. 5 chagas de cristo. 5 peixes não são o suficientes para alimentar o povo, 5 homens não satisfazem a mulher no poço, 5 maridos não confortam a mulher… ( relação estrela 5 pontas )

6– É o número do homem, o número imperfeito. Adão foi feito no sexto dia. Está relacionado ao pecado e fraqueza do homem para atingir a perfeição ( 7 ). Quando Jesus está agonizando na cruz era a hora sexta ( 12:00 ) e as trevas tomaram conta da terra ( Lc 23,44 ) , trevas que duraram até as 3 da tarde , hora nona. O nº 6 também está relacionado com o tempo, metade do ano 6 meses, metade do dia , hora sexta . É ainda o nº que está ligado ao anticristo ( 666 )assim como o 3 vezes reafirma algo, assim também ocorre com o 666, referencias deste número na Bíblia Esd 2,13 Falando dos filhos de Adonicão , o homem da rebelião, II cr 9,13, peso dos talentos de ouro recebidos pelo rei Salomão, I Rs 10,14.

7– É o nº perfeito. Soma dos nºs 3 e 4, indica o máximo da perfeição, grande quantidade, totalidade. O sábado é o 7º dia, Deus concluiu sua obra em 7 dias, 7 é o nº dos judeus, a festa de Pentecostes acontece 7 x 7 dias após a Páscoa.

8 – É o nº do Novo, dos cristãos, àqueles que vem depois dos judeus, renovação, advento. Novo começo, é 7 + 1, um transbordar da plenitude. O 8º dia , o dia do Senhor, a Igreja se encontrava no 8º dia, ou Primeiro dia , de um novo dia. Nos batistérios, as pias batismais eram feitas sob o símbolo da estrela de 8 pontas.

12– É o resultado de um nº bem completo. 12 tribos de Israel, 12 apóstolos.

40– Número que indica o tempo necessário de preparação para algo novo, que vai chegar. 40 dias e 40 noites do dilúvio, 40 dias e 40 noites Moisés passou o monte, 40 anos o povo passou no deserto, Jesus jejuou por 40 dias, 40 dias Jesus ficou com os apóstolos… Como podem notar, são números bem sugestivos, 40 por exemplo não quer dizer literalmente 40 dias, quer indicar um tempo grande, muito tempo…

SÍMBOLOS CRISTÃOS:

A Cruz – É o símbolo por excelência dos cristãos. Elas têm suas variações, a de Jerusalém, a celta, a tau, de Santo André…

O Peixe – A palavra grega para peixe é ICHTHUS, que quer dizer: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Primeiro símbolo dos cristãos. Em Jerusalém quando os cristãos eram perseguidos, usavam códigos para se reconhecerem, um fazia uma curva para voltada para cima, se o outro fosse cristão, fazia a curva voltada para baixo, formando a figura de um peixe.

A Triqueta – é um símbolo anterior ao cristianismo. Muitas vezes utilizados pelos celtas. Representa a Trindade. Monograma de Cristo- É também um símbolo pré cristão. Deve ter sido um dos primeiros a ser utilizados pelos cristãos na era da cristandade. Adotado pelo imperador Constantino. Na véspera de uma grande batalha, Constantino teve um sonho: “ por este sinal você deve conquistar”. Conta a história que a batalha foi de fato vencida. Alfa e ômega- Duas letras gregas, inicio e fim, representam a eterna natureza de Cristo. Sagrado Coração de Jesus- Uma das imagens mais propagadas da fé católica, tem origem na França , final do século XVII, pela freira Margarite Marie Alacoque.

SÍMBOLOS PAGÃOS:

Anarquia –  muito divulgada em capas de bandas de rock e camisetas. Prega a destruição a quem não queira se integrar ao novo sistema ( Nova Ordem ).

Ankh, ou cruz egípcia –  conhecida também pelos bruxos como cruz ansata, é usada em rituais de encantamento, fertilidade e divinação. Todo faraó leva-a entre as narinas para adquirir a imortalidade. Simboliza a vida, o conhecimento cósmico, intercurso sexual e o renascimento.

O arco-íris – Na Bíblia , o arco-íris completo significa a Aliança entre Noé e Deus, hoje em dia, reparem que o símbolo está pela metade e desta forma é o principal símbolo da nova era. Representa a ponte entre a alma humana individual e a grande mente universal que os adeptos têm como sendo Lúcifer. Notem que este também é o símbolo dos movimentos GBLT.

Cruz entrelaçada sem fim – Seu significado está voltado a reencarnação, há sempre uma continuidade em outras encarnações. E a união das pessoas ou organizações que promovem a nova era.

Mancha – zombaria pelo sangue derramado por Jesus.

Olho de Lúcifer– Está relacionado à nova ordem mundial. Olhar de Lúcifer sobre as finanças mundiais. (ver nota U$ 1,00), na outra versão, satanás chorando por aqueles que estão fora do seu alcance.

Pé de galinha, cruz de Nero – símbolo da paz na nova era, é um dos mais difundidos, significa a “verdadeira” paz sem Cristo, é também uma cruz de cabeça para baixo com os braços quebrados. O Circulo ao seu redor , simboliza o inferno. É também usado como símbolo da ecologia, é o símbolo que representa a igreja de satã nos EUA.

Pentagrama– É um dos símbolos pagãos mais poderosos, utilizados por magos e bruxos em rituais, suas cinco pontas significam os 4 elementos superados pelo espírito, como não pode deixar de ser , está dentro de uma circunferência. É a representação da Wicca.

Yin Yang – O bem e o mal, luz , trevas, masculino, feminino. Alternância de poder. Quantas vezes nós usamos algumas destas imagens, símbolos e nem sabemos qual a verdadeira mensagem que querem passar? Tatuamos em nossos corpos, estampamos em nossas vestes? É como um “segredo” uma mensagem cifrada, como a utilizada pelos primeiros cristãos com o peixe.

 
Quantas vezes nós usamos algumas destas imagens, símbolos e nem sabemos qual a verdadeira mensagem que querem passar? Tatuamos em nossos corpos, estampamos em nossas vestes? É como um “segredo” uma mensagem cifrada, como a utilizada pelos primeiros cristãos com o peixe.

Peguemos o tão propagado símbolo do “infinito”,( ∞ ) será que sabem que ele simboliza uma divindade cultuada a milênios pelos povos pagãos, ouruborus, uma serpente que devora o próprio rabo, consumindo-a si mesma.

O único símbolo que nós cristão devemos ter gravado em nosso corpo e em nossa alma é o Símbolo indelével do Espírito Santo, que recebemos em nosso Batismo e no Crisma.

Abraço, e até mais. 

 
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo