Situação financeira do Vaticano é tema de reunião pré-conclave
07 DE MARÇO DE 2013 – QUINTA-FEIRA: As finanças do Vaticano foram um dos temas principais do 5º dos encontros de cardeais que antecedem o conclave que escolherá o novo Papa, informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em entrevista coletiva.
"Foi apresentado um resumo do relatório financeiro", disse Lombardi, que explicou que, normalmente, o relatório é apresentado em julho. Neste período de Sé Vacante, coube a 3 cardeais italianos, Giuseppe Versaldi, Domenico Calcagno e Giuseppe Bertello, mostrar os dados. Depois, os demais puderam fazer perguntas.
Na entrevista coletiva não foram apresentados detalhes do relatório. O banco oficial do Vaticano, IOR (Instituto para as Obras da Religião), é um dos alvos do vazamento de dados no escândalo conhecido como Vatileaks, que nesta quinta voltou a aparecer em um dos principais jornais italianos. Questionado sobre a repercussão do assunto, Lombardi disse que não se pronunciaria. "Pode se imaginar que 140 cardeais que se preparam para um momento tão importante falam e relfetem sobre informações de todos os assuntos", disse ele quando jornalistas insistiram no tema.