Últimas Notícias

Vaticano adota nova lei de transparência financeira

O Vaticano anunciou a adoção de uma nova lei de transparência e vigilância de informações financeiras.

Segundo a Santa Sé, a Pontifícia Comissão da Cidade do Vaticano implementou a lei número 18, que está em linha com o Motu Proprio (decreto papal) assinado pelo papa Francisco no dia 8 de agosto para combater a lavagem de dinheiro.

Em termos gerais, a nova lei reforça os poderes de vigilância da Autoridade de Informação Financeira (AIF) e "o atual sistema de prevenção e lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo".

"Ela está em linha com os parâmetros internacionais e, sobretudo, com as recomendações do Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi) e da União Europeia (UE)", destacou a Santa Sé.

Por sua vez, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que, "com esta lei, já cumprimos 90% do trabalho que deveria ser implementado nesta área". Na semana passada, o Banco do Vaticano divulgou pela primeira vez, em 125 anos de existência, seu relatório anual, o qual apontou para um lucro líquido de 86,6 milhões de euros (cerca de R$ 258 milhões) em 2012. O Instituto para as Obras de Religião (IOR), nome oficial do Banco do Vaticano, já foi alvo de investigações e denúncias sobre lavagem de dinheiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo