Vaticano anuncia encontro entre Papa e primaz da Igreja Anglicana
O Papa Francisco e o primaz da Igreja Anglicana, arcebispo Justin Welby, vão encontrar-se pela primeira vez a 14 de junho, no Vaticano.
O anúncio foi feito por monsenhor Mark Langham, encarregado para o diálogo com os anglicanos do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé), e Marie Papworth, porta-voz do primaz anglicano da Cantuária (Inglaterra).
Segundo o portal de notícias do Vaticano, esta será uma visita “breve, de cortesia, não formal” mas “importante”, porque “será a primeira”.
O arcebispo da Cantuária não participou, com os outros líderes religiosos, na missa de início de pontificado do Papa Francisco, a 19 de março, porque tinha sido eleito há pouco e iria tomar posse dois dias depois.
“O arcebispo Welby tem um grande desejo de falar com o Papa para agirem juntos pela justiça e contra a pobreza. Ambos têm no coração os mesmos temas”, adiantou monsenhor Langham.
No âmbito da passagem por Roma, o primaz anglicano deve rezar diante do túmulo de João Paulo II e encontrar-se com o cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Após um momento de oração, Justin Welby e o Papa vão almoçar na Casa de Santa Marta.