Últimas Notícias

Vaticano autoriza processo de beatificação de Dom Luciano Mendes

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano autorizou o início do processo de beatificação e canonização de dom Luciano Mendes de Almeida. Ele foi arcebispo da cidade de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, durante 18 anos.

O religioso atuava principalmente na defesa dos direitos humanos e dos mais pobres. A Arquidiocese de Mariana vai agora instituir uma comissão para comprovar, junto ao Vaticano, os milagres atribuídos a dom Luciano, que morreu em 2006.

Dom Luciano era arcebispo de Mariana quando faleceu, aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi secretário geral (de 1979 a 1986) e presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos.

De origem fluminense, dom Luciano nasceu em 5 de outubro de 1930. Era doutor em filosofia e foi membro do Conselho Permanente da CNBB de 1987 até o ano que morreu. Também atuou na Pontifícia Comissão Justiça e Paz, foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Comissão Episcopal do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo