Últimas Notícias

Vaticano dá início ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia

Paramentos Litúrgicos

Com a segurança reforçada no Vaticano, acontece neste momento a missa que inicia o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, evento convocado pelo papa Francisco e que levará milhões de peregrinos a Roma até 20 de novembro de 2016. Em homilia, o Papa explicou que o jubileu "nos obriga a não negligenciar o espírito que surgiu no [concílio] Vaticano II, do [bom] samaritano", recordando Paulo VI e o evento que faz aniversário hoje, que promoveu uma série de aberturas na doutrina católica. Francisco deixou claro em outras ocasiões sua intenção de levar a Igreja a continuar as reformas iniciadas pelo encontro.

Tradicionalmente, o jubileu acontece a cada 25 anos. O último foi em 2000, portanto, o próximo deveria ser apenas em 2025. Contudo, um Pontífice pode convocar tal celebração por razões extraordinárias, no caso, a misericórdia. A medida tem como objetivo motivo pedir que os fieis façam uma reflexão sobre a importância da misericórdia, mostrando uma face mais humana da Igreja Católica, como Francisco tem feito durante todo seu papado.

O Jubileu é um período no qual a Igreja Católica concede graças espirituais aos fiéis, como a expiação dos pecados. Segundo a tradição, esse é um tempo em que é mais fácil para o cristão alcançar as bênçãos de Deus. Ele também é uma espécie de chamado para que os que estão afastados da fé retomem sua vida religiosa. Porta santa – A celebração será encerrada com a abertura de uma grande porta de bronze na basílica de São Pedro, através da qual calcula-se que mais de 10 milhões de peregrinos vão passar ao longo do ano. Em 29 de novembro, o Papa abriu a porta santa da catedral de Bangui, na República Centro-Africana (RCA), iniciando o ano de forma simbólica o ano santo.

Segurança – Segundo dados oficiais, no momento cerca de 50 mil pessoas se encontram na Praça São Pedro.

Estão presentes no local o presidente da Itália, Sergio Matarella, e o premier, Matteo Renzi. A praça São Pedro foi aberta aos fiéis no começo desta manhã.

Eles tiveram que passar por uma série de barreiras de segurança montadas pela polícia da capital italiana. Um contingente de 5 mil agentes de segurança, entre policiais, militares e carabinieri, foram enviados ao local para reforçar a segurança do Vaticano durante a cerimônia, especialmente após os recentes atentados em Paris.

A capital italiana também proibiu, durante todo o dia 8 de dezembro, o transporte de combustíveis, armas, munições, substâncias inflamáveis e gases tóxicos em seu território, além de ter vetado o uso de fogos de artifício. Enquanto em São Pedro acontece a missa da abertura do Ano Santo da Misericórdia, o resto de Roma está deserto.

Cronograma – Às 11h, no horário local, Jorge Bergoglio atravessará a Porta Santa de São Pedro, cerimônia que será seguida pela celebração do Angelus, do lado de fora da igreja, ao meio-dia. Durante a tarde, às 16h, ainda no horário italiano, Francisco participará do tradicional tributo à Imaculada Conceição na praça di Spagna, em Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo