Vaticano divulga programação da viagem do Papa Bento XVI pela Alemanha
O Vaticano divulgou a programação oficial da próxima viagem do papa Bento XVI à Alemanha, cujo tema é "Onde Deus está, o futuro está", que ocorrerá entre 22 e 25 de setembro e incluirá no roteiro as cidades de Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Friburgo.
Esta é a terceira vez que o alemão Joseph Ratzinger volta ao seu país natal durante seu Pontificado. A primeira visita ocorreu em agosto de 2005, logo após ser eleito para líder máximo da Igreja Católica, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Colônia.
O Papa sairá de Roma em 22 de setembro, uma quinta-feira, e chegará pela manhã na capital alemã, onde será recebido pelo presidente Christian Wulff no Palácio de Bellevue, a residência oficial do chefe de Estado, e pela chanceler Angela Merkel na sede da Conferência Episcopal alemã.
Durante a tarde, ele celebrará a primeira missa da viagem no Estádio Olímpico, e em seguida terá encontros com representantes da comunidade hebraica no Palácio do Reichstag, a sede do Parlamento Federal, e com a comunidade muçulmana.
Na manhã do dia seguinte, o Santo Padre seguirá para Erfurt, onde visitará a Catedral Saint Mary e depois se reunirá com representantes do conselho da Igreja Evangélica Alemã no Convento dos Agostinianos, onde participará de uma celebração ecumênica e fará um discurso.
O Pontífice ainda fará uma viagem rápida para Etzelsbach para celebrar as Vésperas na capela de Wallfahrs e voltará depois para Erfurt para uma outra celebração na Catedral de Domplatz.
Em Friburgo, onde passará no dia 24, Bento XVI terá um encontro com o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e outro com representantes das Igrejas Ortodoxas, com seminaristas e com o Comitê Central dos Católicos Alemães (ZDK, na sigla em alemão).
Ao fim, ele participará de uma vigília de pregação com jovens.
No domingo do dia 25 de setembro, o último dia de visita do Pontífice ao país, a agenda do Papa começa com uma missa no aeroporto turístico de Friburgo.
Após o almoço, a comitiva papal se reunirá com os juízes da Corte Constitucional Federal na Hoersaal, do Seminário de Friburgo e, em seguida, Ratzinger embarcará no Aeroporto de Lahr, onde antes celebrará uma missa, e chegará no aeroporto de Ciampino, na capital italiana, por volta das 21h no horário de Roma (16h no horário de Brasília).
Bispos alemães lançaram em abril um site apenas sobre a viagem papal com informações sobre o itinerário de Bento XVI, o cronograma de eventos e materiais para a imprensa. A página, que está em alemão, pode ser acessada pelo endereço www.papst-in-deutschland.de.
O custo da viagem para a Alemanha será de 25 milhões de euros (R$ 55,5 milhões) e será custeado pelas arquidioceses que receberá o Pontífice. Considerando que no país vivem atualmente 25 milhões de católicos, a visita do Santo Padre custará ao menos um euro para cada fiel.