VATICANO PROÍBE HÓSTIAS SEM GLÚTEM
O pão da eucaristia pode ser, no entanto proveniente de produtos geneticamente modificados
O Vaticano decidiu que as hóstias têm de ser feitas com suficientes proteínas do trigo para que não necessitem de levar aditivos na sua confeção. Isto significa que o pão da eucaristia, ainda que possa ser feito de forma a ter um teor baixo em glúten, não pode ser totalmente isento da substância.
A decisão consta numa carta aos bispos assinada pelo cardeal Robert Sarah, líder da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Na missiva foi escrita "a pedido do Papa Francisco".
No texto, o cardeal explica que as novas regras são necessárias porque "hoje em dia, os ingredientes [para confecionar as hóstias] são vendidos em supermercados e outras lojas e até pela internet", pelo que foi considerado necessário "esclarecer quaisquer dúvidas sobre a validade da matéria da eucaristia".
O texto estabelece especificamente que o material da eucaristia feito com "organismos geneticamente modificados pode ser considerado válido".
A carta estabelece ainda que o vinho consagrado tem de ser "natural, proveniente da fruta da uva, puro e incorrupto, sem ser misturado com outras substâncias".