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{"id":3435,"date":"2022-09-18T18:39:55","date_gmt":"2022-09-18T21:39:55","guid":{"rendered":"http:\/\/catolicismoromano.com.br\/site2\/2012\/12\/13\/os-santos-maria-imagens-adoracao-e-veneracao\/"},"modified":"2022-09-18T19:05:43","modified_gmt":"2022-09-18T22:05:43","slug":"os-santos-maria-imagens-adoracao-e-veneracao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/os-santos-maria-imagens-adoracao-e-veneracao\/","title":{"rendered":"Entenda a diferen\u00e7a de adora\u00e7\u00e3o e venera\u00e7\u00e3o das imagens na Igreja Cat\u00f3lica"},"content":{"rendered":"

Mois\u00e9s intercedeu pelo povo, est\u00e1 na B\u00edblia.  Culto aos santos? Bem… temos que saber o que vem a ser dulia, iperdulia e latria. E eles n\u00e3o sabem. Imagens?  Deus pro\u00edbe imagens para que me curve diante delas como se fosse Deus, isso n\u00e3o fazemos, embora eles mintam que fazemos.<\/p>\n

O pr\u00f3prio Deus manda Mois\u00e9s colocar a imagem de dois Querubins na tampa da arca da alian\u00e7a,  e no deserto manda fazer uma serpente de cobre para curar aqueles que fossem picados por cobras.<\/strong><\/p>\n

Com rela\u00e7\u00e3o a “dulia”, “iperdulia” e “latria”, vamos a explica\u00e7\u00e3o, sobretudo para os “protestantes de plant\u00e3o” que insistem em falar, por ignor\u00e2ncia ou conveni\u00eancia, que n\u00f3s cat\u00f3licos adoramos os santos, o que \u00e9 uma mentira descarada.<\/p>\n

Dulia<\/strong> (do grego \u03b4\u03bf\u03c5\u03bb\u03b5\u03b9\u03b1<\/em>, “douleuo” que significa “honrar”), \u00e9 um termo teol\u00f3gico que significa a honra o e culto de venera\u00e7\u00e3o devotados aos santos. A venera\u00e7\u00e3o especial devotada a Maria chama-se hiperdulia<\/strong> (\u2018\u03c5\u03c0\u03b5\u03c1\u03b4\u03bf\u03c5\u03bb\u03b5\u03b9\u03b1).<\/p>\n

Este culto aos Santos e \u00e0 Nossa Senhora \u00e9 feito atrav\u00e9s da liturgia, que \u00e9 o culto oficial e obrigat\u00f3rio da Igreja Cat\u00f3lica, e tamb\u00e9m, em maior intensidade, atrav\u00e9s da piedade popular, que \u00e9 o culto cat\u00f3lico privado. No campo da piedade popular, destacam-se a venera\u00e7\u00e3o das imagens (desde que n\u00e3o se trate de idolatria) – chamada iconodulia<\/strong> – as prociss\u00f5es, as peregrina\u00e7\u00f5es e as m\u00faltiplas devo\u00e7\u00f5es feitas \u00e0 Virgem Maria (Angelus, Santo Ros\u00e1rio, Imaculado Cora\u00e7\u00e3o de Maria, etc), ao Anjo da guardo e aos Santos (novenas, trezenas).<\/p>\n

A dulia e a hiperdulia diferenciam-se muito da latria<\/strong>,<\/em> que \u00e9 o culto de adora\u00e7\u00e3o prestado e dirigido unicamente a Deus.<\/p>\n

N\u00f3s cat\u00f3licos VENERAMOS os Santos e ADORAMOS somente a Cristo.<\/strong><\/p>\n

Mais claro do que isto, imposs\u00edvel! Portanto, fica bem claro a m\u00e1-f\u00e9 descabida e tendenciosa das seitas protestantes.<\/p>\n

Ao mesmo tempo, a B\u00edblia nos ensina que Deus \u00e9 tr\u00eas vezes santo, s\u00f3 Ele \u00e9 santo. Deus comunica a santidade, \u00e9 um Deus santificador e deseja um povo santo: \u201dSede santos, porque eu, Jav\u00e9, sou santo\u201d (Lev\u00edtico 19,2;20,26). A santidade de Jesus \u00e9 id\u00eantica \u00e0 santidade de seu Pai Santo (Jo\u00e3o 17,11). Jesus santifica os crist\u00e3os; o Esp\u00edrito Santo \u00e9 o agente santificador dos crist\u00e3os. Jesus vai recomendar: \u201cSede perfeitos como vosso Pai celeste \u00e9 perfeito\u201c (Mateus 5,48). Portanto, a santidade \u00e9 voca\u00e7\u00e3o de todo crist\u00e3o: \u201cA vontade de Deus \u00e9 esta: a nossa santifica\u00e7\u00e3o\u201d (1 Tessalonicenses 4,3).<\/p>\n

Ser santo \u00e9 cumprir a vontade de Deus em nossa vida. Santos s\u00e3o, portanto, todos aqueles que vivem o Evangelho e, de forma toda especial, os que j\u00e1 se encontram hoje na casa do Pai. Os santos n\u00e3o ocupam o lugar de Deus, n\u00e3o s\u00e3o inventados pelos homens, n\u00e3o s\u00e3o deuses, mas criaturas de Deus, a quem Deus privilegiou com um amor especial, e viu este amor ser correspondido. Eles s\u00f3 s\u00e3o reconhecidos como santos porque foram amigos \u00edntimos do \u00fanico Deus que os santificou. Os santos s\u00e3o her\u00f3is da f\u00e9 vivida no amor, f\u00e9 no \u00fanico Deus verdadeiro, o Deus revelado em Jesus Cristo.<\/p>\n

Nenhum cat\u00f3lico adora os santos, mas os respeita e VENERA como amigos de Deus.<\/strong> Este respeito e venera\u00e7\u00e3o v\u00eam da f\u00e9 na ressurrei\u00e7\u00e3o, pois os que morrem no Senhor est\u00e3o com Ele. V\u00eam da f\u00e9 na \u201ccomunh\u00e3o dos santos\u201d: os santos intercedem por n\u00f3s diante de Deus. A B\u00edblia nos mostra que Deus opera milagres pela intercess\u00e3o dos santos. Um exemplo \u00e9 a cura do coxo de nascen\u00e7a, operada por S\u00e3o Pedro e S\u00e3o Jo\u00e3o, junto \u00e0 porta do Templo: \u201cN\u00e3o tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda\u201d (Atos 3,1-9). E a B\u00edblia apresenta outros in\u00fameros exemplos afirmando que \u201cDeus fazia n\u00e3o poucos prod\u00edgios por meio de Paulo\u201d (Atos 19,11-12). Jesus \u00e9 nosso \u00fanico mediador entre Deus e os homens, e Ele disse: \u201dO Pai dar\u00e1 a voc\u00eas tudo o que pedirdes em meu nome\u201d (Jo\u00e3o 15,16).<\/p>\n

Um santo s\u00f3 opera em nome de Jesus, porque s\u00f3 em Jesus est\u00e1 a fonte da gra\u00e7a e a for\u00e7a de Deus. Os santos n\u00e3o est\u00e3o em oposi\u00e7\u00e3o ao Senhor. Ao contr\u00e1rio, colocam em evid\u00eancia a gl\u00f3ria e santidade de Jesus Cristo, cabe\u00e7a da Igreja e nosso \u00fanico salvador. Pois foi Jesus mesmo quem afirmou: \u201dEu garanto a voc\u00eas: quem cr\u00ea em mim, far\u00e1 as obras que eu fa\u00e7o, e far\u00e1 maiores do que estas, porque eu vou para o Pai\u201d (Jo\u00e3o 14,12). Ningu\u00e9m pode ser santificado, sem entregar sua vida por Jesus e pelos irm\u00e3os. Honrar um santo significa reconhecer a for\u00e7a transformadora da Palavra de Deus, que santifica quem a aceita e a coloca em pr\u00e1tica.<\/p>\n

O santo \u00e9 para os crist\u00e3os um exemplo de quem testemunhou sua f\u00e9 no seguimento de Jesus. N\u00f3s, cat\u00f3licos, temos a alegria de abrir nosso \u00e1lbum de fam\u00edlia \u2013 a nossa fam\u00edlia na f\u00e9 \u2013 e contemplarmos uma fileira de her\u00f3is na f\u00e9, os santos, nossos irm\u00e3os e amigos, que conseguiram servir a Deus com fidelidade e, junto de Deus, pedem por n\u00f3s. Santos e santas, rogai a Deus por n\u00f3s!<\/p>\n

Entre os santos de Deus est\u00e1, em primeiro lugar, Maria, a m\u00e3e de Jesus(Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; Jo\u00e3o 19,25).<\/p>\n

Imagens e Idolatria<\/strong><\/p>\n

Muitos se perguntam: os cat\u00f3licos adoram imagens? A resposta \u00e9: N\u00c3O! Nunca as adoraram, sempre as valorizaram e VENERARAM. DEIXANDO BEM CLARO QUE “ADORAR” E “VENERAR” S\u00c3O COMPLETAMENTE DIFERENTES<\/strong>. As imagens valem o que vale uma foto; ela pode estar gasta, mas recorda um ente querido. Os cat\u00f3licos n\u00e3o adoram imagens; somente as utilizam para lembrar de algu\u00e9m que \u00e9 maior, e a isso se chama de venera\u00e7\u00e3o e N\u00c3O de adora\u00e7\u00e3o. O sentido das imagens cat\u00f3licas est\u00e1 na linha da serpente de bronze que Deus mandou Mois\u00e9s esculpir (N\u00fameros 21,8-9), segundo a explica\u00e7\u00e3o dada em Sabedoria 16,7: \u201de quem se voltava para ele (o sinal da serpente), era salvo, n\u00e3o em virtude do que via, mas gra\u00e7as a Ti, \u00f3 Salvador de todos\u201d.<\/p>\n

a) Imagens permitidas na B\u00edblia:<\/p>\n

A B\u00edblia apresenta, muitas vezes, o mist\u00e9rio de Deus atrav\u00e9s de imagens: e a primeira imagem quem a fez foi o pr\u00f3prio Deus, ao criar o ser humano \u00e0 sua imagem e semelhan\u00e7a (G\u00eanesis 1,27;2,7). O mesmo Deus manda Mois\u00e9s fazer dois querubins de ouro e coloc\u00e1-los por cima da Arca da Alian\u00e7a (\u00caxodo 25,18-20). Manda Salom\u00e3o enfeitar o templo de Jerusal\u00e9m com imagens de querubins, palmas, flores, bois e le\u00f5es (1Reis 6,23-25 e 7,29). O Novo Testamento tamb\u00e9m apresenta o mist\u00e9rio de Deus atrav\u00e9s de imagens: a imagem de Jesus como cordeiro digno de receber a for\u00e7a e o louvor (Apocalipse 5,12). Quando do batismo de Jesus, o Esp\u00edrito Santo \u00e9 apresentado em forma de pomba (Mateus 3,16) e, no dia de Pentecostes, com l\u00ednguas de fogo (Atos 2,1-3).<\/p>\n

Jesus ensinava atrav\u00e9s de imagens: \u201cEu sou o bom pastor\u201d (Jo\u00e3o 10,14). Os primeiros crist\u00e3os v\u00e3o representar Jesus desenhando um Bom Pastor com a ovelha nos ombros. Olhando esta imagem, eles n\u00e3o adoravam um pastor, mas pensavam na ternura de Deus que, em Jesus, busca a ovelha perdida. Representar algo por imagem ou s\u00edmbolo era comum na Igreja primitiva, sobretudo em tempos de persegui\u00e7\u00e3o. Por muito tempo, as pinturas dos santos e de cenas b\u00edblicas nas Igrejas foram o \u00fanico livro que os crist\u00e3os mais simples puderam ler e entender.<\/p>\n

b) Imagens proibidas na B\u00edblia, idolatria:<\/p>\n

A B\u00edblia, ent\u00e3o, n\u00e3o pro\u00edbe as imagens? Sim, pro\u00edbe quando sua finalidade \u00e9 servir \u00e0 idolatria: \u201cEu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da escurid\u00e3o. N\u00e3o ter\u00e1s outros deuses diante de minha face. N\u00e3o far\u00e1s para ti escultura alguma do que est\u00e1 em cima dos c\u00e9us, ou abaixo sobre a terra, ou nas \u00e1guas, debaixo da terra. N\u00e3o te prostrar\u00e1s diante deles e n\u00e3o lhes prestar\u00e1s culto\u201d (\u00caxodo 20,2-5). Em v\u00e1rias passagens b\u00edblicas se repete esta proibi\u00e7\u00e3o de n\u00e3o adorar outros deuses e nem fazer deuses fundidos (\u00caxodo 34,14-17; Deuteron\u00f4mio 7,5).<\/p>\n

Podemos perceber que “\u00eddolo” designa imagem feita para ser adorada como deus, como faziam os pag\u00e3os com suas divindades. Para os judeus, as imagens dos deuses s\u00e3o os pr\u00f3prios deuses pag\u00e3os. Os povos vizinhos dos judeus acreditavam em muitos deuses e faziam imagens deles. Geralmente, estes deuses, criados pelo pr\u00f3prio homem, serviam de apoio ao sistema injusto e cruel que maltratava o povo, em especial os pobres. Em Israel n\u00e3o se podia fazer imagem de Deus, n\u00e3o se podia imaginar como Deus era, pois Ele \u00e9 invis\u00edvel e ningu\u00e9m nunca o tinha visto. Do Deus verdadeiro n\u00e3o se faz imagens, porque todas as imagens s\u00e3o inadequadas para Jav\u00e9. Dos falsos deuses se faziam imagens que eram chamadas de \u00eddolos; eram rivais de Jav\u00e9. Idolatria \u00e9 a exclus\u00e3o do Deus verdadeiro, substituindo-o por um falso deus.<\/p>\n

O \u00eddolo estava sempre ligado a um sistema de corrup\u00e7\u00e3o e opress\u00e3o, levando a sociedade \u00e0 divis\u00e3o e \u00e0 guerra por causa da gan\u00e2ncia pela terra, bens materiais e dinheiro, fama, prazer e poder. Estes, sim, s\u00e3o os verdadeiros \u00eddolos que afastam a pessoa do Deus verdadeiro, competindo com Ele no cora\u00e7\u00e3o (cf. Mateus 4,1-10; Lucas 4,1-12).<\/p>\n

Portanto: Deus parece, mas n\u00e3o \u00e9 incoerente, j\u00e1 que num lugar da B\u00edblia manda fazer imagens e noutro lugar o teria proibido. A imagem, hoje, mais do que nunca, faz parte da linguagem humana e \u00e9 representa\u00e7\u00e3o de pessoa, coisa, ideia. A B\u00edblia fala de imagens algumas vezes para denunciar a idolatria, outras vezes para mostrar o quanto a imagem \u00e9 necess\u00e1ria para entendermos, por meio do Filho, o pr\u00f3prio Pai: \u201cEle (Jesus) \u00e9 a imagem do Deus invis\u00edvel…\u201d (Colossenses 1,15).<\/p>\n

Os primeiros crist\u00e3os, martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a B\u00edblia com aten\u00e7\u00e3o. Eles n\u00e3o tiravam esses textos que pro\u00edbem imagens de seu contexto. Comparando-os com outros textos b\u00edblicos, ficaram convencidos de que Deus pro\u00edbe imagens de deuses falsos, adora\u00e7\u00e3o de \u00eddolos que representem falsos valores, os quais induzem ao pecado. \u00c9 o que faziam os povos vizinhos de Israel. Mas Deus n\u00e3o pro\u00edbe fazer outras imagens que contribuem para exaltar sua gl\u00f3ria e poder. O II Concilio de Nic\u00e9ia, no ano 787, defende a venera\u00e7\u00e3o das imagens (pintura e escultura) de santos pelos crist\u00e3os e o uso de s\u00edmbolos nas celebra\u00e7\u00f5es lit\u00fargicas. O mesmo fez o Concilio Vaticano II, mantendo o culto \u00e0s imagens conforme a tradi\u00e7\u00e3o (LG 67), contanto que seja em n\u00famero comedido e na ordem devida (SC 125).<\/p>\n

Fonte: Catolicismo Romano<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Mois\u00e9s intercedeu pelo povo, est\u00e1 na B\u00edblia.  Culto aos santos? Bem… temos que saber o que vem a ser dulia, iperdulia e latria. E eles n\u00e3o sabem. Imagens?  Deus pro\u00edbe imagens para que me curve diante delas como se fosse Deus, isso n\u00e3o fazemos, embora eles mintam que fazemos. O pr\u00f3prio Deus manda Mois\u00e9s colocar …<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":11148,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_seopress_robots_primary_cat":"none","_seopress_titles_title":"","_seopress_titles_desc":"","_seopress_robots_index":"","footnotes":""},"categories":[37],"tags":[3131,3132],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3435"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3435"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3435\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":11702,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3435\/revisions\/11702"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/11148"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3435"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3435"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.catolicismoromano.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3435"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}