Artigos/Curiosidades

Padre Cássio Carvalho e sua incansável dedicação para a Salvação das Almas

Paramentos Litúrgicos

O portal Catolicismo Romano destaca um padre que coloca em prática a verdadeira missão e vocação do sacerdócio: a salvação das almas, em sua incansável dedicação aos doentes, às inúmeras confissões diárias, sempre trabalhando em prol da Igreja e das almas. Estamos falando do Padre Cássio Albério Pereira de Carvalho, nascido em maio de 1960, em Serra do Navio, estado de Amapá. Em tempos difíceis para a Igreja, onde padres estão mais preocupados com os holofotes das mídias e das redes sociais, destacamos com louvor um sacerdote verdadeiramente vocacionado, sempre à disposição de suas ovelhas, a qualquer hora e a qualquer tempo, com a finalidade essencial da SALVAÇÃO DAS ALMAS.

Ainda adolescente veio para São Paulo para estudar no Colégio Agrícola onde permaneceu por três anos. Nessa época participava do grupo de jovens da paróquia e ia rezar o terço numa comunidade carente conhecida com o nome de Boia Fria; foi naquele entorno, com 17 anos, que sentiu o chamado de Deus para segui-lo.

Com 19 anos de idade, voltou para Macapá e tendo conhecido o trabalho que fazia um grupo de alcoólatras anônimos em Belém, decidiu fundar um movimento similar na sua cidade natal. Este grupo de Alcoólatras Anônimos permanece dando frutos até os dias de hoje, graças ao empenho do seu fundador. Também fazia em Macapá um estágio como técnico agrícola quando conheceu o Padre Fúlvio Giuliano, do Movimento Comunhão e Libertação, que, em 1980, o orientou a vir para São Paulo e estudar Filosofia e Teologia no Seminário Nossa Senhora da Assunção.

Frequentando sempre o Movimento, terminou seus estudos no Seminário em 1986 e, aconselhado a ampliar sua formação, foi para Milão onde teve contato com o fundador do Movimento Comunhão e Libertação, Dom Luigi Giussani.

Retornou à sua Diocese e foi ordenado Padre aos 25 de junho de 1988. A seguir foi nomeado Vigário da Catedral de São José de Macapá e dois anos depois se tornou Pároco dessa Catedral.

De 1995 ao ano 2000, desejando conhecer a História da Igreja na Amazônia, foi estudar em Roma, na Universidade Gregoriana, concluindo lá mestrado e mais tarde doutorado nesta matéria.

Retornando ao Brasil, pediu ao Bispo da sua Diocese de Macapá autorização para vir a São Paulo ajudar o Padre Vando que, na época, era Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, da Universidade Católica (PUC), permanecendo lá como Vigário por 16 anos.

Em 31 de agosto de 2015, foi nomeado Vigário Paroquial de Santa Generosa e após Mons. Paine (Padre José) ter renunciado às funções de Pároco, em 24 de setembro de 2017, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar de São Paulo nomeou-o Pároco da Igreja de Santa Generosa, localizada no bairro do Paraíso, zona Sul de São Paulo.

Nestes anos todos, tem ganhado a admiração e o carinho dos fiéis e amigos pela sua incansável dedicação aos doentes, suas visitas diárias aos hospitais, às confissões, sempre trabalhando em prol da Igreja e da salvação das almas.

(Equipe Rádio Italiana e Catolicismo Romano)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo