Discussão

Os maus “pastores” fazem do Evangelho um negócio bem rendoso para si e para sua família

Paramentos Litúrgicos

Um dos textos do Evangelho de João, nos fala a respeito do bom pastor:“ Em verdade em verdade vos digo: quem não entra no redio das ovelhas pela porta mas sobe por outro lugar é ladrão e assaltante.” A quem Jesus se referia? Provavelmente, no contexto imediato, aos Fariseus; aos Fariseus e aos Escribas que não buscavam com amor, com delicadeza, as ovelhas.

Como agiam esses Fariseus? Esses Fariseus, em primeiro lugar, criaram uma enorme juntura, ou melhor, criaram um enorme conjunto de leis – “Halakhah” – e depois afirmaram que essas leis deveriam ter a mesma autoridade que as leis escritas encontradas na Sagrada Escritura.

Primeiro criaram um conjunto de jurisprudência e depois afirmaram que essa jurisprudência tinha o mesmo valor antigo; e em terceiro lugar, amaldiçoavam o povo que não conhecia esses 613 preceitos da Torá e muito menos os outros tantos ou mais até da “Halakhah” que eles criavam a cada momento. Estes eram aqueles que entram, ou buscam entrar, no redio das ovelhas pelas janelas.

Hoje os fariseus não existem mais nem seus representantes, à primeira vista, mas existem sim aqueles que continuam a teimar em entrar para junto das ovelhas, em tocar a mão nas ovelhas não entrando pela única localidade adequada que é a porta do rebanho como fez e faz Jesus Cristo. Os maus pastores.

ATENÇÃO – ao povo simples de qualquer lugar do mundo que lê este texto, de norte, do sul, do leste e do oeste, que examinasse os espíritos daqueles que lhes pregam o Evangelho e a Palavra de Deus. Sobretudo se são humildes, se são simples, se são pobres e se não pedem exageradamente dinheiro.

Se, pelo contrario, não são simples, não são pobres e vivem pedindo dinheiro – mais pedem dinheiro do que anunciam a Palavra de Deus, bem, diante destes, fujam como o diabo foge da cruz. Porque estas pessoas são exatamente aquelas que Jesus fulmina com o Seu olhar no Evangelho de hoje. Esses são aqueles que fizeram do Evangelho um negócio bem rendoso para si e para sua família com fazendas e jatinhos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo