Últimas Notícias

Porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirma que Papa Francisco “não vai desconstruir” Igreja

Paramentos Litúrgicos

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou em entrevista à revista Popoli nesta quarta-feira (03) que o papa Francisco não vai "desconstruir as instituições" da Igreja Católica.

Segundo Lombardi, o Pontífice quer fazer com que a Igreja passe de uma instituição "centralizadora" para uma "na qual as diversas partes sejam ouvidas e tenham um papel maior" na vida da entidade. O primeiro Papa jesuíta da história "está fora de todos os padrões e se move em total liberdade", explicou o porta-voz.

"Isso vem um pouco de uma presença muito pastoral, que o Pontífice busca manter, e um pouco porque pretende manifestar que não é muito preso aos vínculos estruturais", disse Lombardi.

Pedofilia

Lombardi foi questionado sobre o caso de pedofilia atribuído ao ex-núncio apostólico e ex-arcebispo de Cracóvia Józef Wesolowski. De acordo com o relato do padre, Wesolowski foi "autorizado a ter uma certa liberdade de movimento, mas com a obrigação de permanência dentro do Estado [do Vaticano] e está sujeito à limitação de comunicação com o exterior".

Essa medida foi tomada pelo fim da prisão temporária do ex-núncio e "em consideração sobre suas condições de saúde".

O chefe da comunicação ainda afirmou que "nesta manhã, o promotor de Justiça do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, Gian Piero Milano, teve um encontro com o procurador-geral da República Dominicana, Francisco Dominguez Brito, sobre o pedido deste último durante sua viagem na Europa para contatar pessoas na Polônia e no Vaticano".

Segundo Lombardi, esse encontro foi muito importante para a questão da cooperação internacional para dar procedimento ao processo contra Wesolowski e "foi útil para ambos os lados" por dar informações sobre o processo dominicano para o Vaticano tomar as medidas necessárias. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo