Últimas Notícias

São Francisco de Assis é tema de exposição em Jundiaí, interior de SP

Paramentos Litúrgicos

Na próxima terça-feira, dia 13 de setembro, às 19h30, acontece a abertura oficial da exposição "Visões de um Franciscano", que presta homenagem a São Francisco de Assis e integra o calendário do Momento Itália Brasil em Jundiaí (SP). A mostra prossegue até o dia 4 de outubro, no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, e a entrada é gratuita.

Com curadoria de Vera Palermo e montagem de João Borin, ‘Visões de um Franciscano’ reúne pinturas e esculturas de renomados artistas, além de peças oriundas da Itália.

Segundo a curadora, Vera Palermo, os artistas convidados produziram obras exclusivas para exposição. “Sempre fui devota e colecionadora de São Francisco. Organizar esta exposição é um sonho que se concretiza”, complementa.

Em parceria com o Clube Filatélico Jundiaiense, a abertura contará, ainda, com uma apresentação de selos brasileiros de São Francisco em impressão ampliada. Na oportunidade também irá acontecer uma homenagem póstuma ao professor e vereador Francisco de Assis Poço.

Artistas convidados

Alessandra Rodrigues, Alex Roch, Amarylis Gallo Toledo, Andrey Zignnatto, Carlos Paschoalin, Cecília Celandroni, Chrismontes de Brito, Edson Lufaac, Fábio Cobiaco, Fernando Drezza, Inos Corradin, Marco Antonio Scarelli, Marcos Pamplona, Maria Elena Ferrari, Maricelia Casemiro, Melissa Vidulin, Regina Kalman, Roque José Agostinho, Valdir Costa, Vera Palermo e Walkiria Plazza Nunes.

São Franciso de Assis

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi frade católico da Itália e fundou a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

Era filho do comerciante italiano Pietro di Bernadone dei Moriconi e sua esposa Pica Bourlemont, cuja família tinha raízes francesas. A origem de seu nome Francesco (Francisco) é incerta. Para uns, depois de uma viagem à França, onde o menino teria ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria começado a chamá-lo de "francesco", que significa "francês" em italiano.

São Francisco renunciou a tudo o que tinha. Amava todas as criações de Deus e a natureza, estimado como o padroeiro da Ecologia. O santo é, ainda, considerado o inventor do presépio, uma vez que elaborou o primeiro em 1223.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo