Últimas Notícias

Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres participa de exposição internacional

Paramentos Litúrgicos

A imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, famosa pela festa dedicada a esta devoção, no arquipélago de Açores (Portugal), vai compor a exposição Esplendor e Glória, organizada pelo Museu Nacional de Arte Antiga do país.

Realizada em Lisboa, a mostra vai exibir mais quatro exemplares da joalheria portuguesa do período barroco entre os anos de 1756 e 1780: Custódia da Patriarcal, Custódia da Bemposta, Venere das Cinco ordens de D. João V e o Resplendor do Senhor dos Passos da Graça. São esperadas 100 mil pessoas de várias partes do mundo

A exposição vai acontecer entre julho e dezembro deste ano. A organização pediu permissão, no mês de janeiro, para levar a imagem à mostra por considerar esta obra sacra uma das mais importantes de Portugal.

O Museu Nacional de Arte Antiga é reconhecido internacionalmente e guarda vários tesouros nacionais. Mesmo assim, surgiu o receio da Irmandade do Senhor do Santo Cristo, guardiã do Santo Cristo em Açores, e da Câmara da cidade de Ponta Delgada, que manifestou preocupação com a saída deste tesouro local do arquipélago.

Em contrapartida, o Serviço Diocesano de Bens Culturais da Igreja, da diocese de Angra (responsável por Açores), ressaltou, em comunicado, que a peça estará plenamente segura:

O senhor bispo de Angra, dom António de Sousa Braga, manifestou desde logo a sua preocupação relativamente à segurança da peça e aos requisitos técnicos necessários e exigíveis numa situação desta natureza. Foi, por solicitação sua, enviado à Direção do Museu Nacional de Arte Antiga um documento com as condições técnicas exigíveis em caso de empréstimo, nomeadamente: o tratamento documental da peça, estudo, descrição e inventário, já realizado pelo professor Rui Galopim de Carvalho, como especialista em gemologia; a contratação de seguro contra todos os riscos, no valor da avaliação do bem (mantido em sigilo por questões de segurança), válido para o transporte e para todo o tempo de permanência; a celebração de um contrato de empréstimo contendo as cláusulas relativas aos vários requisitos exigidos; o acompanhamento do processo e do resplendor, por técnico especializado, com experiência em transporte de bens culturais e por um representante da Diocese.

Em relação às condições de exposição, foi acautelada uma vitrina de alta segurança, com sistema de alarme próprio, e condições ambientais mantidas dentro dos limites definidos, bem como assegurado um sistema de vigilância vídeo, permanente, com gravação e acesso remoto, para além de vigilância presencial, por pessoal especializado.

Como contrapartidas da cedência temporária da peça, será realizada a sua avaliação técnica e o seu estudo científico, por especialistas da área, e executada uma limpeza por técnicos credenciados do Laboratório José de Figueiredo, uma medida urgente e imprescindível à conservação deste bem patrimonial.

O comunicado ainda lembrou que empréstimos de obras para exposições temporárias e internacionais é algo comum. Exemplo disto é a exposição Herança do Sagrado: Obras-Primas do Vaticano e de Museus Italianos, que passou pelo Rio de Janeiro (Brasil). Lá puderam ser apreciadas mais de 100 obras dos famosos pintores Leonardo da Vinci, Michelangelo, Ticiano e Caravaggio.

História da devoção

A grande preocupação em torno da imagem envolve a profunda devoção popular da cidade de Ponta Delgada, localizada na Ilha de São Miguel, em Açores. A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres começou no século XVIII com a irmã clarissa Teresa da Anunciada. Ela venerava a imagem que encontrou abandonada há mais de cem anos nas dependências do convento. Pela intercessão do Santo Cristo recebeu a graça de inúmeros milagres.

A veneração da irmã, que morreu com fama de santidade, levou-a a contemplar de forma mais profunda o sofrimento de Cristo. “Para Deus, por mais que se faça, não é nada. Para o que Sua Majestade merece, tudo o que Ele quiser, estou pronta", conta a irmã em uma autobiografia.

Em 1700, a devoção ganhou espaço em São Miguel depois que a imagem o Senhor de Santo Cristo saiu em procissão do convento. Na ocasião os nobres da cidade e a população pediram para que os fortes tremores de terra cessassem.

De estilo barroco, a imagem tem o tamanho superior a de um homem e representa a passagem bíblica em que Pôncio Pilatos pronuncia o Ecce Homo­ (Eis o homem), ao apresentar Jesus perante os judeus logo após ter sido açoitado e recebido a coroa de espinhos.

Resplendor, Cetro, Coroa de Espinhos, Relicário e Cordas, fazem parte da composição da imagem. São peças da joalheria nacional do século XVIII, cheias de representatividade teológica.

O cume da festividade do Santo Cristo acontece no quinto domingo depois da Páscoa com a procissão nas ruas cobertas de flores da cidade, revelando as profundas necessidades dos fieis peregrinos. Eles pedem por intervenções na área material, mas, principalmente, na espiritual.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo