Últimas Notícias

Papa Bento XVI reitera apoio a casamento heterossexual e sua oposição ao aborto

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI reiterou apoio ao casamento heterossexual e oposição ao aborto e à eutanásia.

Bento XVI assinalou que "tudo o que se faça" para ajudar ao casamento entre um homem e uma mulher, à família e às pessoas necessitadas e para acrescentar a grandeza do homem e sua inviolável dignidade "contribui ao aperfeiçoamento da sociedade" e que "nenhum esforço nesse sentido é em vão".

As palavras foram ditas diante de milhares de fiéis que assistiram no Vaticano à audiência pública, na qual falou de sua visita à Espanha, onde no fim de semana passado visitou Santiago de Compostela e Barcelona.

O papa garantiu que é a fé em Cristo "que dá sentido a Santiago de Compostela, um local extraordinário" que continua como "ponto de referência para a Europa em sua nova configuração e perspectiva".

Acrescentou que tem esperança nas "imensas possibilidades do continente europeu" e em seu futuro e que por isso convidou à Europa (na missa que oficiou na praça do Obradoiro de Santiago de Compostela) "a abrir-se mais a Deus, favorecendo as perspectivas de um encontro, respeitoso e solidário com as povoações e as civilizações dos outros continentes".

Afirmou que enquanto esteve em Barcelona, onde consagrou o templo da Sagrada Família, rezou intensamente pela família, "célula vital e esperança da sociedade e da Igreja".

"Pensei nos jovens, que me acompanharam nos dois dias de viagem, para que descubram a beleza, o valor e o compromisso do casamento, no qual um homem e uma mulher formam uma família, que com generosidade acolhe a vida e a acompanha desde sua concepção até seu final natural", afirmou.

O papa Ratzinger garantiu que viajou à Espanha como um peregrino, como testemunha de Cristo para reafirmar na fé aos espanhóis.

Bento XVI destacou o "afeto" que os espanhóis nutrem em direção a ele e o "grande entusiasmo e calor" com o qual foi amparado.

Ressaltou que como um "peregrino" mais abraçou "com emoção" a estátua do Senhor Santiago e que meditou sobre que empurra a tanta gente a peregrinar a Compostela, "um caminho longo e duro".

Assinalou que o que encoraja é o desejo de alcançar a luz de Cristo, "que o homem guarda no fundo de seu coração, embora muitas vezes não saiba expressar com palavras".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo