Últimas Notícias

Papa Francisco diz que fé é o maior tesouro dos católicos latino-americanos

Paramentos Litúrgicos

Uma das missas mais esperadas pelos católicos da América Latina ocorreu nesta sexta-feira (12), na Basílica de São Pedro: uma celebração em homenagem à padroeira do continente, Nossa Senhora de Guadalupe.

Durante a homilia, o papa Francisco afirmou que "a fé cristã se tornou o mais rico tesouro da alma dos povos americanos, na qual a pérola preciosa é Jesus Cristo: um patrimônio que se transmite e se manifesta até hoje".

Segundo Jorge Bergoglio, essa tradição aparece através do "batismo de muitas pessoas, na fé, na esperança e na caridade de muitos, na preciosidade da piedade popular e também no "ethos" (essência) dos povos que mostram consciência da dignidade da pessoa humana, na paixão pela Justiça e na solidariedade com os mais pobres e sofredores".

Na invocação, o sucessor de Bento XVI afirmou que a "América Latina é o continente do futuro" porque é nele que ocorrem novos modelos de desenvolvimento que unem a tradição cristã e o progresso civil, a Justiça e a equidade com a reconciliação, o desenvolvimento científico e tecnológico com a sabedoria humana. "Um sofrimento fecundo com a alegria esperançosa".

Celebrada em espanhol, a homilia condenou ainda a "autossuficiência e os messianismos que afastam o continente de Deus". A questão social é um dos focos de atuação de Bergoglio, que recentemente realizou um fórum com representantes de movimentos populares do continente latino-americano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo