Discussão

A Missa Dominical ainda é obrigatória?

Paramentos Litúrgicos

Há mais de dois anos, os bispos alvoroçaram-se pelo mundo inteiro, especialmente no Brasil, e não perderem tempo de alertar os fieis de que, dada a emergência do coronavírus, estava decretada a desnecessidade da Missa dominical presencial. Era o lockdowm da Igreja! Não faltaram decretos, cartas, bulas, informes, memorandos, postagens para declarar aos fieis o mandamento supremo da cristandade sanitária: “fique quem casa, a missa a gente vê depois!”

Passado todo este período, não houve ainda nenhuma manifestação eloquente da nossa devotíssima hierarquia dizendo que, havendo cessado a emergência, volta a ser obrigatória – por que não dizer “de preceito”? – a assistência presencial da Missa aos domingos. Estritamente falando, os fieis continuariam dispensados pela autoridade eclesiástica que, até agora, não deu nenhuma manifestação em contrário.

Longe de nós pensar que os nossos ortodoxíssimos bispos não se preocupem com algo tão sublime como a salvação das almas, visto que a salvação do corpo é, para eles, inegavelmente muito, muitíssimo importante; também longe de nós insinuar que, como bispos, eles são excelentes agentes sanitários… Mas, assim, sem querermos ser inconvenientes, vale a pena perguntar: a Missa Dominical ainda é obrigatória?

(Por Fratres in Unum)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo