Últimas Notícias

Mosteiro de São Bento de SP completará 425 anos

Paramentos Litúrgicos

O primeiro monge beneditino a chegar em São Paulo foi Frei Mauro Teixeira O.S.B. em 1598. Desde então, a presença beneditina passa a marcar o cotidiano da nascente Piratininga colonial. Fundada a Ermida na Taba do Cacique Tibiriçá, passados 425 anos, ainda é marcante a presença monástica no centro da metrópole.

Referência em religiosidade, arte, cultura e patrimônio, o Mosteiro de São Bento de São Paulo é um dos monumentos mais visitados e admirados da capital.

Para iniciar as comemorações da efeméride, é lançada a marca do Jubileu, inspirada na grande imagem do Patriarca São Bento que na fachada principal da sua Igreja, abençoa a São Paulo de sempre. Na sua mão esquerda empunha a férula que representa a Cruz e o Arado, traduzindo assim a máxima beneditina “Ora et labora” – Reza e trabalha.

Eventos comemorativos acontecerão durante os meses seguintes à Missa Jubilar, no dia 06 de Agosto, Solenidade da Dedicação da Basílica Abacial – Igreja do Mosteiro de São Bento.

Texto de João Rossi – Conservador Restaurador do Mosteiro de São Bento de SP, co-autor do livro “São Paulo Cidade Imperial.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo