Últimas Notícias

PAOLA MARIA BOTTO FARHAN: Novas iniciativas do vaticano na internet

Paramentos Litúrgicos

Cidade do Vaticano, 05 maio de 2011. A beatificação de João Paulo II também serviu para abrir novos horizontes à comunicação da Santa Sé, sobretudo na internet.

Uma das grande novidades foi a transmissão ao vivo do Centro Televisivo Vaticano. O “streaming” na internet foi feito de modo praticamente ininterrupto, tecnologia que transformou o CTV numa autêntica televisão de alcançe mundial.

Esse é um novo passo para as comunicações na Santa Sé, já que esta plataforma também servirá para transmitir os eventos ao vivo do Vaticano, começando pelas audiências gerais do Papa às quartas-feiras e do Angelus de domingo.

As transmissões foram feitas por meio do serviço técnico da Rádio Vaticano e que, a partir de agora, poderão ser adicionadas por qualquer site.

Inovação também na captura das imagens no dia 1º de maio. Graças a uma parceria com a Sony, foram registradas pela primeira vez pelo CTV, em modo experimental, imagens em 3D desse evento de dimensões planetárias.

Vaticano nas redes sociais

A beatificação também levou a Santa Sé a dar novos passos no campo das redes sociais. No facebook, a página dedicada Wojtyla já agrega milhares de “sinais de positivo”.

No YouTube, por ocasião da beatificação, o Vaticano criou um novo canal onde foram postados videos gravados durante o pontificado de João Paulo II. Em pouco tempo, as visualizações ultrapassaram a marca de 600 mil.

Comunicar para a juventude

A Santa Sé pretende atingir em particular os jovens com a plataforma lançada pelo Pontificio Conselho para as Comunicações Sociais, pensada especialmente para as redes sociais e também como um app para Iphone.

Inovações decisivas para as comunicações da Santa Sé, na expectativa para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em agosto, na Espanha. Por enquanto, os jovens de todo o mundo podem se encontrar e trocar informações e experiências no site www.madrid11.com onde é possível acompanhar como estão os preparativos para a Jornada. (RV)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo