Últimas Notícias

Dom Odilo Scherer comenta diálogo inter-religioso com o rabino da Congregação Israelita Paulista

Paramentos Litúrgicos

A poucos dias da chegada do papa Francisco ao Brasil, o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP), destacaram as boas relações entre a comunidade católica e judaica e disseram acreditar que a visita do Pontífice seja algo positivo para as duas religiões.

Em um evento em São Paulo, Scherer destacou as "raízes comuns" entre o judaísmo e o catolicismo, enquanto Schlesinger disse achar "incrível" que quase dois mil anos de uma relação "muito conturbada" tenham se transformado em "50 anos de diálogo, amizade, respeito e aprendizado mútuo".

A aproximação entre as duas religiões foi possibilitada no começo da década de 1960 pela declaração "Nostra Aetate", do Concílio Vaticano II, na qual o então papa João XXIII afirmava que, sendo "tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus", é preciso "fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão, sobretudo por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos".

"O que o concílio desejou, em grande parte, já foi alcançado, embora tenhamos muito ainda o que fazer", concluiu Scherer. Sobre a JMJ, o rabino disse ver o evento "como um acontecimento maravilhoso". "Penso que a visita do papa ao Brasil acontecerá em um momento muito especial eu estou aguardando com ansiedade", concluiu o religioso. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo