Artigos/Curiosidades

DISCIPLINA PARA UM CATÓLICO – CULTIVAR A SAÚDE E A VITALIDADE

Paramentos Litúrgicos

Um bom católico deve manter regras e disciplinas em sua vida diária. Daremos alguns conselhos aos rapazes em geral, para cultivarem a saúde, a força, a disposição, a vitalidade e a virilidade.

1. DURMA CEDO E ACORDE MAIS CEDO AINDA.

Acorde e levante-se da cama antes mesmo de o dia amanhecer. Acostume-se a isso. Acordar tarde é coisa de vagabundo. Se o dia lá fora já começou a clarear, então JÁ ESTÁ TARDE. É hora do homem levantar-se. Quem acorda cedo, tendo dormido cedo também, tem mais energia, sente-se mais bem disposto e possui mais tempo para dedicar-se a atividades e trabalhos proveitosos ao longo do dia.

Assim que você acordar, levante-se imediatamente. Não permaneça na cama feito um aleijado, pensando em não sei que ou olhando para o teto. A cama é para dormir. Se você já acordou e está na hora de levantar, levante-se logo.

Apenas preguiçosos e imprestáveis dormem muito. Cinco horas de sono por dia bastam para um homem saudável e diligente.

2. COMECE O DIA SE EXERCITANDO.

Não há nada melhor para um homem que levantar bem cedo e já se exercitar. Depois que levantar, alongue os membros e o corpo, faça séries de abdominais, de flexões de braço no chão e, se possível, também numa barra. Divida as séries de acordo com o seu corpo e preparo. Comece fazendo poucas e vá aumentando com o passar do tempo, até se esgotar e sentir o desgaste dos músculos.

Faça esses exercícios ao ar livre, e não dentro de um quarto, feito um pardal numa gaiola. Depois dos abdominais e das flexões, faça alguns minutos de corrida. Procure algum lugar, perto de casa, mais adequado para tal atividade.

Volte para casa, tome um banho frio e prepare o seu café da manhã. Seu dia começará da melhor forma.

Faça isso de segunda a sábado, ou pelo menos de segunda a sexta. Se você é sedentário, preguiçoso, fraco dos braços e das pernas, molenga, em breve essa rotina o fará melhorar consideravelmente.

E se você gosta de algum esporte, e pode praticá-lo regularmente com alguns camaradas decentes, melhor ainda.

3. APROVEITE AS OCASIÕES PARA REALIZAR ESFORÇOS FÍSICOS.

O corpo do homem foi feito para fazer esforço. Foi feito para correr, nadar, caçar, carregar pedras, derrubar árvores, perseguir feras, guerrear, etc. Viver sem fazer esforços físicos fragiliza o homem, o aproxima duma mulher. Para a saúde e o vigor, é importante corresponder à necessidade que o corpo masculino tem de fazer esforço.

Se você, diariamente, realiza algum ofício que exige esforço físico constante, ótimo. Mas se não, se pegar peso e fazer força não é algo que você faça com frequência, é importante que siga este conselho. Não perca uma oportunidade para pegar peso e fazer esforço, sempre que puder. Se uma senhora precisa carregar várias sacolas, ofereça-se para ajudá-la. Se o carro de alguém ''morre'' e precisa ser empurrado, ofereça-se para ajudar a empurrar. Se você vai a algum prédio, dispense o elevador e suba a escada. Se você sabe de alguém que está de mudança, se ofereça para ajudar, carregando móveis e eletrodomésticos.

Enfim, em todas as ocasiões em que aparecer uma oportunidade para pegar peso e fazer esforço, procure aproveitar. Além de se exercitar, você pode acabar fazendo uma gentileza a alguém.

4. NÃO CAPITULE PERANTE O VÍCIO SOLITÁRIO.

Nada mais vergonhoso e lamentável que um rapaz, cheio de vigor e saúde, deixar-se vencer por vício tão destrutivo e abominável. Esse vício consome as energias do corpo, desviriliza o homem, o deixa preguiçoso, apático, fraco e tímido.

5. CONCLUSÃO.

Seguindo essas orientações, aliando tudo a uma alimentação saudável e frugal, qualquer homem pode tornar-se mais forte, viril e resistente, e manter-se assim, inclusive afastando doenças.

Antigamente, os rapazes viviam nos campos, ao ar livre, pegando na enxada, cortando lenha, construindo pontes, domando animais ariscos, se exercitando constantemente e empreendendo esforços físicos a todo o momento. Um estilo de vida muito mais saudável e compatível com a natureza do homem e com a sua constituição física. Eram viris, fortes, robustos e resistentes.

Hoje, uma multidão de rapazes estão apodrecendo dentro de um quarto, plantados diante de uma tela de computador, desperdiçando um tempo inacreditável com pornografia, acordando quase na hora do almoço, dormindo tanto quanto um urso panda. Não se exercitam, não correm, não nadam, não praticam esporte, não pegam peso, não fazem nada. São fracos, não possuem resistência, são incapazes de dar uma disparada (corrida) de uma esquina à outra.

Não seja mais um jovem a deteriorar as forças, estragar o corpo e arruinar a virilidade em rotinas e estilos de vida verdadeiramente nocivos a um homem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo