Artigos/Curiosidades

ICONOGRAFIA DOS SANTOS – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Santos da Igreja CatólicaOutro dia ouvia a conversa de dois colegas de trabalho, e um fato me chamou a atenção, queria saber meu colega o motivo da imagem de São Geraldo constar a figura sinistra de uma caveira.

Confesso que não imaginava o motivo, e fiquei pensativa para saber a razão. Fui pesquisar, afinal conhecimento nunca é demais.

Assim como eu, imagino que muitos irmãos em Cristo até reconhecem as mais infinitas representações dos santos, mas não sabem ao que remete os mais diversos objetos contidos nelas.

Com você também é assim? Vamos então dividir o conhecimento sobre o assunto:

Segundo o dicionário, a palavra "alegoria" significa representação figurativa que transmite um significado outro que o da simples adição do literal. Citarei algumas imagens, muitas delas, solicitadas pelos nossos leitores internautas:

 

* São Geraldo: Um rapaz jovial, que traz em suas mãos um crucifixo e está próximo a uma especie de bancada que tem um crânio. (a caveira). Pois bem, o cruficixo para todos os santos que o seguram; A Cruz e o Crucifixo simbolizam o objetivo máximo de todo cristão, o amor salvífico do filho de Deus crucificado e ressucitado. A caveira pousada sobre uma pedra ou sobre o altar, sobre um ragaço ou até na mão, simboliza a vacuidade da vida, simboliza a morte física, o despego material em prol da vida espiritual, idéia de penitência.

* São Judas Tadeu:
O apóstolo, primo de Jesus, traz nas mãos um livro fechado que remete a Palavra, a Bíblia, lembremos que ele escreveu uma bonita carta aos cristãos, e também uma machadinha, que simboliza a forma em que foi martirizado.

* São Lucas: O grande evangelista, autor de um dos evangelhos e do Livro dos Atos dos apóstolos, foi também um grande médico, sempre a sua representação está associada a figura de um touro. O profeta Ezequiel ( Ez 1,10 ) E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem, e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi, e também tinham rosto de águia todos os quatro.

* São Francisco : É muito comum ser figurado entre pássaros. É considerado o padroeito dos animais. Seu coração era de uma bondade e mansidão muitas vezes dedicadas aos animais, e a muitos homens. A tradição diz que foi o precursor do presépio, e nele não deixou de colocar os tão amados animais. Pode ser também representado, com as chagas, pois também foi um esgmatizado.

* São Sebastião : Santo muito popular entre os católicos, é representado preso a um troco e flexado. Mas não faleceu nesta ocasião, após te seu corpo jogado no rio, Irene piedodamente o recolheu e curou as feridas, como era soldado, apresentou-se novamente ao imperador, que desta vez mando que o espancasse até a morte e teve seu corpo desta vez jogado nos esgotos de Roma. Luciana o resgatou limpou e o sepultou nas catacumbas.

* Santa Cecília:
 Traz em suas mãos, uma harpa, é a padroeira dos músicos. Jovem rica que tendo sido desposada, convenceu seu jovem marido a não contrair núpcias com ela, pois tinha devotado sua vida e pureza a Jesus. Um anjo a guardava. Ele se converteu, mas não conseguiu o mesmo com seu cunhado que os denunciou. Cecília foi decaptada, no momento de sua execução cantava a Deus. Seu corpo foi o primeiro encontrado incorrupto.

* Santa Rita de Cássia: É iconograficamente representada, com um crucifixo nas mãos e um espinho cravado em sua testa e cercada de rosas. É uma das mais festejadas santas do país. Seus olhos devotos ao Crucifixo se deve a intenção de unir-se a Cristo em Sua salvação, o espinho também é uma prova desta união, também em seu sofrimento pela humanidade, as rosas, que solicitou que fossem trazidas do jardim do covento que milagrosamente existiam, pois era inverno. Seu corpo está em exposição, e também é incorrupto.

* Santo Antônio: Também muito querido entre os católicos, Santo Antônio de Pádua, está trajando as vestes franciscanas que indicam sua ordem. Está sempre como Menino Jesus no colo em gesto de extrema familiaridade e intensa intimidade com o santo.

* São José: Castissimo esposo da sempre Virgem Maria, traz as mãos um ramo de lírios brancos que simbolizam a pureza. Ainda sob a tradição bíblica, o lírio é o sinônimo de uma escolha feita, de um eleito. Eles estão nas mãos de Deus. Eles simbolizam o abandono místico à graça de Deus.

 

* São Bento: Sua imagem é representada com o livro das regras; um sino, que representa a voz de Deus; um copo quebrado e a serpente representando o veneno; um corvo com um pedaço de pão no bico representando o tempo em que ele passou no deserto e uma vara representando a disciplina. Sua medalha também apresenta uma riqueza em símbolos: Em sua frente lê-se: Ejus in ibitu nostro praesentia muniamur. Sejamos protegidos pela sua presença na hora da nossa morte. No verso encontra-se as seguintes inscrições:
CSPB      – Crux Sancti Patris Benedicti     – (cruz do Santo Pai Bento)
CSSML   – Crux Sacra Sit Mihi Lux             – (a Cruz Sagrada Seja a minha Luz)
NDSMD – Non Draco Sit Mihi Dux            – (não seja o Dragão o meu guia)
VRS        – Vade Retro Satana                    – (para traz satanás)
NSMV   – Nunquam Suade Mihi Vana    – (Nunca Seduzas minha alma)
SMQL    – Sunt Mola Quae Libas               – (são coisas más que brindas)
IVB         – Ipse Venana Bibas                     – (Bebas do mesmo veneno)

*São Jorge: É um santo muito popular, mas em determinado momento da história e devido ao sincretismo,  deixou de ser devotado por muitos que acreditavam que era uma representação do candomblé. Mas a verdade é outra, São Jorge foi um soldado muito valente, defensor do cristianismo, foi martirizado devido ao seu combate a idolatria. Sua imagem mostra um soldado de capa vermelha , atingindo com uma lança um dragão, que neste caso alegoricamente representa os ídolos. É padroeiro de diversos países, onde destaco a Inglaterra, sua bandeira é a cruz de São Jorge.

*Santa Terezinha do Menino Jesus: Sua imagem é geralmente apresentada vestindo seu hábito marrom da ordem das carmelitas, segurando um crucifixo que indica seu amor a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo,  e circundado de rosas, parte da promessa que a Santa fez antes de morrer, e porque Teresa gostava de jogar pétalas de rosas na imagem do crucifixo que ficava no jardim do convento. A pequena Tereza nasceu na cidade francesa de Lisieux e entrou para o convento em tenra idade. Seu amor a Jesus era intenso desde os seis anos Tereza já sentia a necessidade de ser esposa de Cristo.  " Não vou ficar ociosa no céu olhando a face de Deus, mas ficarei olhando para terra para ajudar quem me procurar. Quero passar o meu céu fazendo o em sobre a terra. Ninguém me chamará em vão. Farei cair uma chuva de rosas."

 
*São João Batista : Junto com a festa de nascimento de Jesus, São João batista é o único santo em que comemoramos a festa de aniversário. Sua iconografia mostra duas imagens , uma de criança rechonchuda  segurando um cordeiro e uma cruz que significa tanto o martírio como o anúncio de Jesus como Salvador,  com uma flâmula com a seguinte inscrição ““Ecce Agnus Dei”, o que quer dizer: “Eis o Cordeiro de Deus” . Por isso a figura do cordeiro. Outra imagem  é de São João Batista já adulto com os mesmo símbolos, acrescido do uso da túnica roxa que significa austeridade e o jejum, protegido com um manto vermelho , símbolo do martírio. E uma concha que dá significado a sua  missão como batista.

* São Cristóvão: Sua representação traz a imagem de um homem forte, alto atravessando um rio com um cajado na mão e um Menino Jesus segurando uma esfera sentado em seus ombros. Reprobus, este era o seu nome, se recusou a jejuar e a rezar para Cristo, mas aceitou a tarefa de ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso, no qual muitos já haviam morrido na tentativa da travessia. Certo dia, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia a criança revelou ser o Criador e o Redentor do mundo. O nome " Cristóvão" significa: " Aquele que carrega Cristo". Cristo ordenou que Reprobus crevasse sua vara no chão de onde na manhã sequinte surgiu uma palmeira, este sinal converteu a muitos e despertou a fúria do rei da região. Cristóvão foi preso, torturado e decapitado. Notemos a esfera nas mãos do menino. Muitos gostam de dizer que na Idade Média a Igreja aterrorizava o povo, e dizia que a terra era plana. Se diziam que a terra era plana, porque os pintores a representavam em forma de esfera?

* São Miguel Arcanjo: Príncipe da Milícia Celeste " Houve uma grande batalha, Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão. O dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu." Ap 12,7-8. A figura imponente de uma anjo forte vestido com uma armadura de guerra, com uma espada virada em direção ao dragão, ou mesmo figura demoníaca embaixo de seus pés. Mostra a imagem da vitória do bem sobre o mal.

* São Pedro: A imagem de um homem austero, fitando o céu, trajando uma túnica vermelha, e um manto azul, com duas chaves na mão direita e um livro na esquerda. A túnica traz o vermelho do martírio, o manto azul, a glória de Deus. As chaves, uma marrom, que simboliza a Igreja terrena, a Igreja visível, e a chave prata ou de cristal que simboliza o reino dos céus, está oculta atrás da chave marrom porque o céu é uma meta que ainda não alcançamos mas que devemos alcançar. Estão em sua mão direita, demonstrando toda a autoridade que Jesus colocou em suas mãos " Eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo que ligares na terra, será ligado nos céus, e  tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mt 16,19. Na mão esquerda traz um livro, indicando sua missão evangelizadora, de guarda da fé e da doutrina da Igreja. Missão essa confiada aos Papas.

*Santa Clara:
Em sua representação traz consigo um ostensório, e este fato se deve a uma circunstância muito especial: Em 1230, os sarracenos invadiram o convento de São Damião, assustadas as freiras correram até Santa Clara. Ela foi até a porta do convento levando o Santíssimo Sacramento em um ostensório pedindo ajuda dos céus para suas filhas. Então do ostensório saiu uma voz que disse: " Eu as guardarei sempre!" No mesmo instante os invasores fugiram dizendo terem visto uma luz mais forte que a do sol emanando do ostensório. O mesmo fato ocorreu em 1234 só que na cidade Assis o que teria impedido que as tropas invasoras tomassem a cidade. Abaixo do ostensório ela tem um pano azul, cor do céu e da verdade, representando que Santa Clara está do lado da Verdade, que é Jesus Cristo. Seu hábito marrom das irmãs clarissas, em sinal de pobreza e desapego das coisas do mundo. Véu preto, simbolizando os votos perpétuos feitos por ela.

* Santa Ana: Mãe da sempre Virgem Maria, no dia de sua marte, que é festejado seu dia comemoramos também o dia dos avós, 26 de julho. A imagem traz Santa Ana junto a Virgem Maria criança, segurando um rolo de papel, ou um livro aberto. Seu manto marrom representa a simplicidade e humildade da santa, sua túnica azul escuro representa a esperança e confiança em Deus.  O rolo ou livro significa o ensinamento que as mães passam para seus filhos da religião e do que é correto.

* Santo Ivo: Está sempre representado de beca ( do juiz ) simboliza que ele exerceu o cargo de forma santa. Rolo na mão esquerda, conhecimento. Balança com a espada no centro, simbolizam a justiça com a espada no centro da balança indica o equilíbrio da justiça encontrada na Palavra e vontade de Deus.
*Santa Inês: A jovem menina apareceu aos pais, oito dias após seu martírio com uma túnica branca indicando sua pureza e inocência, um manto azul simboliza o céu morada de Cristo e dos Santos, cor da verdade. Segurando a palma, simbolo do martírio e vitória, e lírios, indicando sua pureza e castidade, amor eterno a Cristo.
* Santa Luzia: Ou Lúcia, protetora dos olhos, nascida na cidade de Siracusa na Itália, a jovem mártir traz em suas mãos uma bandeja com u par de olhos, indicando sua fidelidade a Cristo. Trajada com uma túnica vermelha, simbolo do martírio, em sua túnica, uma fita amarela indicando que ela estava sob a proteção de Deus. O manto verde indica o triunfo da vida sobre a morte. Segura a palma que significa a triunfo, a vitória dos que deram a vida por Cristo. Seu véu branco simboliza sua pureza. Na Bíblia o véu branco cobre o que é sagrado o que é puro.

* São Cosme e Damião: Dois irmãos gêmeos, eram também médicos. Suas túnica verdes simbolizam a esperança da vitória da vida sobre a morte, sobre o pecado. Os mantos vermelhos o martírio, o colarinho branco a pureza e santidade dos dois irmãos,  cada um usa um cordão com uma medalha com a esfinge de Cristo, a quem representam, seguram a palma da vitória dos que entregam a vida pela causa de Cristo. Trazem ainda em suas mãos duas caixinhas, que representam "presentes", que tem dois significados; os unguentos e remédios que eles deixavam aos seus pacientes, e o outro e melhor deles, a boa nova do Evangelho de Cristo.

* Menino Jesus de Praga: Sua imagem original encontra-se na cidade e Praga, capital da Republica Tcheca. Santa Tereza D'Ávila, confeccionou as roupas de Rei do Menino e a deu a princesa Polixene, que mais tarde a doou a ordem das Carmelitas. A coroa simboliza a sua realeza. O menino frágil e humilde é o Rei do Universo. Todas as coisas foram feitas para Ele. A cruz que traz em seu peito indica a morte que terá quando adulto em prol da salvação da humanidade. Sua túnica branca indica a pureza, seu manto vermelho está ligado ao seu Sangue derramado na cruz. Com a mão esquerda Ele segura uma esfera, que representa o mundo. A mão esquerda é a que dá sustento, apoio, Jesus sustenta o mundo que deve continuar existindo. Sua mão direita abençoa o mundo. A mão da direita indica ação. E Jesus agindo e derramando bençãos para o mundo.

*Santa Edwiges: A imagem da santa é apresentada com um hábito. Edwges casou-se com 12 anos com um duque teve 6 filhos, sendo de família rica, dividia sua riqueza com os pobres. Ao ficar viúva e os filhos encaminhados, entrou para o convento, e mesmo assim ajuda os pobres pagando suas dívidas e os livrando das prisões. Existem duas versões da imagem, primeira, com um livro que indica sua formação religiosa e o ensinamento que ela passou a seu marido e filhos, e sobre o livro uma coroa, que representa sua condição nobre de riqueza abençoada por Deus. A outra imagem mostra a santa segurando a imagem de uma igreja na mão direita, simbolizando as igrejas e conventos que ela financiou.

* Santo Expedito: Santo bastante popular entre os fiéis. Sua representação é rica em detalhes, seu traje nos conta que ele era um comandante das legiões Romanas, a cor azul de seu traje nos remete ao céu que ele abraçou ao se converter ao cristianismo. O manto vermelho indica o martírio, o santo foi decapitado por não renunciar Cristo. A palma significa a vitória sobre a morte alcançada pelos martirizados. Seu capacete caído ao chão, significa que ele se desarmou, estava sem defesa, abraçou completamente o cristianismo e se colocou nas mãos de Deus. O corvo que ele pisa com o pé direito representa o mal, e sua maior tentação, deixar para se converter depois CRAS, em latim quer dizer "amanhã", com esta atitude ele demonstra coragem. Com a cruz na mão direita e a inscrição HODIE " hoje", ele abraça definitivamente o cristianismo. A cidade ao fundo representa tudo de mundano, prazeres, poder e riqueza que o santo abandonou por amor a Cristo.

 
Dou crédito de pesquisa ao site Cruz da Terra Santa, onde fiz muitas das pesquisas.

E você amigo leitor, gostou, ainda falta aquele santo de devoção que você ainda não consegue decifrar, escreva para nós, vamos descobrir juntos, o que a riqueza da iconografia tem para nos contar. O nosso e-mail é: [email protected]

 

Abraço fraterno!

Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do Portal Catolicismo Romano.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo