Últimas Notícias

Papa Bento XVI diz que “Bach” foi um arquiteto da música, ao assistir concerto

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI assistiu à execução de uma peça de Johann Sebastian Bach em Castel Gandolfo em homenagem aos seus 60 anos de sacerdócio e, ao final, classificou o compositor alemão como um "arquiteto da música". 

Segundo o Pontífice, Bach foi um "esplêndido arquiteto da música, com um uso inigualável do contraponto, um arquiteto guiado por um espírito tenaz de geometria, símbolo de ordem e de sabedoria, reflexo de Deus e assim a pura racionalidade se torna música no sentido mais elevado e puro, beleza reluzente". 

A execução em Castel Gandolfo também contou com músicas de Antonio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart, tocadas pela violinista alemã Arabella Steinbacher, com o Ensemble "New Seasons" e dirigidas pelo maestro Albrecht Mayer. 

Joseph Ratzinger afirmou que tanto o compositor alemão como Vivaldi foram homens de grande devoção e que seus espíritos religiosos se revelam em suas composições "sagradas". 

O Santo Padre, notório apreciador da música clássica, exaltou ainda a harmonia nas construções de Bach, que, segundo ele, ecoam a construção harmoniosa com que Deus estampou na criação. 

O irmão do Pontífice, Georg Ratzinger, também assistiu ao concerto. Ele foi ordenado padre junto com Bento XVI em 29 de junho de 1951 na catedral de Santa Maria, na cidade de Frisinga, na Alemanha. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo