Últimas Notícias

Missa de 1 ano de falecimento do Papa Bento XVI é celebrada na Basílica de São Pedro

Paramentos Litúrgicos

Um ano após a morte de Bento XVI, uma missa em sua homenagem foi celebrada na Basílica de São Pedro. O celebrante foi o histórico secretário de Joseph Ratzinger, monsenhor Georg Gaenswein.

A cerimônia também foi conduzida pelos cardeais Gerhard Mueller e Kurt Koch, além de dezenas de outros religiosos. Várias centenas de fiéis estavam presentes.

Georg Gaenswein disse que Bento XVI é um “exemplo luminoso”. “Permanecemos unidos também a Bento XVI, sinceramente agradecidos a Deus pelo dom de sua vida, pela riqueza de seu magistério, pela profundidade de sua teologia e pelo exemplo luminoso deste ‘trabalhador simples e humilde na vinha do Senhor'”, disse Gaenswein, citando as palavras que Bento pronunciou no momento de sua eleição como Pontífice.

O papa Francisco também relembrou seu antecessor: “Há um ano, o Papa Bento XVI concluía sua jornada terrena, depois de servir com amor e sabedoria a Igreja. Sentimos por ele tanto afeto, tanta gratidão, tanta admiração. Que ele nos abençoe do Céu e nos acompanhe”, disse o pontífice durante o Angelus, pedindo que os fiéis aplaudissem Ratzinger.

A premiê da Itália, Giorgia Meloni, também homenageou o papa emérito: “Hoje marca o primeiro aniversário da partida do papa Bento XVI. Ao recordar um grande na história e um gigante da razão, da fé e da síntese positiva entre ambas, continuamos a extrair sua herança espiritual e intelectual fecunda”.

“Ela também possui um profundo valor civil, capaz de orientar todos, crentes e não crentes, pois continua a falar à mente e ao coração das pessoas”, concluiu Meloni.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo