Últimas Notícias

Papa nomeia cardeal brasileiro Odilo Scherer para Dicastério para a Evangelização

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco nomeou os membros do Dicastério para a Evangelização, na seção para questões fundamentais da evangelização no mundo, entre eles o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.

O brasileiro já era membro do antigo Pontifício Conselho para a nova Evangelização. No entanto, com a promulgação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, que implementa a reforma na Cúria Romana, em março de 2022, o argentino unificou a Congregação para a Evangelização dos Povos e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, formando o Dicastério para a Evangelização.

Entre os outros cardeais nomeados também estão Luis Antonio Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares; José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação; Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida; Lazzaro You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero; Josip Bozanić, arcebispo de Zagreb; Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara (México).

Além deles, Francisco escolheu Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova York; Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha; Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, arcebispo de Goa e Damão; os bispos dom Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais; dom Leo William Cushley, arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo; dom Benoît Comlan Messan Alowonou, bispo de Kpalimé; e o monsenhor Eugene Robert Sylva, vigário episcopal para Projetos Especiais e para a Catedral da Diocese de Paterson.

Completam a lista a Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C., Superiora Geral; os leigos Dr. Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação; Dr. Moysés Louro de Azevedo Filho, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom; Prof.ª Marta Maria Carla Cartabia, presidente emérita do Tribunal Constitucional Italiano e Docente do Departamento de Estudos Jurídicos “A. Sraffa” da Universidade Bocconi de Milão; Dona María Ascensión Romero Antón, membro da equipe internacional encarregada do Caminho Neocatecumenal.

Já as outras nomeações do Pontífice também incluem o monsenhor Marco Frisina, maestro da Capela Lateranense Musical; Walter Insero, professor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; Fernando Ocariz Brana, prelado do Opus Dei; depois Chiara Amirante, fundadora e presidente da Comunidade Novos Horizontes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo