Últimas Notícias

Papa Francisco se reúne com tunisianos do Nobel da Paz 2015

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco se reuniu com o quarteto de diálogo nacional da Tunísia, que venceu o prêmio Nobel da Paz 2015. Mohamed Fadhel Mahfoudh, Abdelsatar Ben Moussa, Wided Bouchamaoui e Houcine Abbassi se reuniram no Vaticano com o líder da Igreja Católica, que os chamou de "artesãos da paz". Francisco elogiou o "método utilizado pelo grupo para proporcionar estabilidade ao país" e disse estar feliz por conhecê-los.

O quarteto ganhou o Nobel da Paz em outubro deste ano, por sua "decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista" na Tunísia, durante a revolução de 2011, de acordo com o comitê que entrega o prêmio. O quarteto foi formado em 2013, quando o processo de redemocratização do país estava correndo o risco de falir devido a assassinatos de políticos e protestos. O quarteto é formado pela União Geral do Trabalho (UGTT), pela União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica), pela Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (Onat) e pela Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).

Trabalho –
Francisco fez uma crítica aos sistemas que perpetuam o desemprego e não garantem a dignidade das pessoas nem quando precisam se aposentar. "Se vive-se em uma situação de desemprego, precariedade, trabalho escravo, como é possível descansar? É vergonhoso", disse o Papa em uma audiência com representantes do INPS, instituto de previdência da Itália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo