Últimas Notícias

“Não tem sentido amar a Cristo e não amar a Igreja” afirma Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos

O Papa Francisco fez uma reflexão sobre seu sentimento de pertença e amor à Igreja." É inconcebível um cristão sem Igreja”, destacou o Pontífice.

Referindo-se ao Rei Davi, apresentado pela leitura do dia, Francisco afirmou que ele "tinha um forte sentimento de pertença ao povo de Deus, e nós devemos nos questionar sobre o nosso sentimento de pertença à Igreja, o nosso sentir com a Igreja e na Igreja" indicando o rei de Israel como um modelo de amor à Igreja, povo de Deus.

Francisco indicou quatro pilares da pertença ecclesial: a humildade, a fidelidade e a oração, destacou o Papa a respeito do "sensus ecclesiae".

"Uma pessoa que não é humilde não pode sentir com a Igreja: sente só que quer e gosta. Não tem a humildade de Davi, que se perguntou ‘Quem sou eu, Senhor? O que é a minha casa?" e se referiu a História da Igreja, afirmando que ela "começou antes de nós e continuará depois de nós. Somos uma pequena parte de um grande povo que caminha pela estrada do Senhor”, para o Papa para pertencer a Igreja a humildade é condição.

Sobre o segundo aspecto Francisco ressaltou que a fidelidade tem relação com a obediência. "Fidelidade à Igreja; fidelidade ao seu ensinamento; fidelidade ao Credo; custodiar a doutrina. Nós recebemos a mensagem do Evangelho como um dom e devemos transmiti-la como um dom, e não como uma coisa nossa. Nesta transmissão, temos que ser fiéis”

O terceiro pilar destacado pelo Papa em sua homilia é "um serviço particular":" Rezar pela Igreja". Francisco interrogou os ouvintes "como vai nossa oração pela Igreja? rezamos pela Igreja?" e concluiu seu ensino pedindo que " o Senhor nos ajude a prosseguir neste caminho para aprofundar a nossa pertença à Igreja e o nosso ‘sentir’ com a Igreja”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo