Últimas Notícias

Papa Francisco e patriarca copta de Alexandria se reúnem no Vaticano

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco se reuniu com o patriarca da Igreja Ortodoxa Copta do Egito, Teodoro II, na primeira visita de um papa de Alexandria e patriarca da Sede de São Marcos ao Vaticano há 40 anos, quando em 1973 Shenuda III se encontrou com Paulo VI.

Francisco, de 76 anos, e Teodoro II, de 60, que foi eleito papa copta em 18 de novembro do ano passado após a morte de Shenuda III, manterão um colóquio a sós e rezarão juntos.

O papa Teodoro II depois visitou o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade Cristiana e outros dicastérios da Cúria Romana.

Além disso, visitou os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, na basílica de São Pedro do Vaticano e na de São Paulo Extramuros, de Roma, respectivamente, e se reuniu com os fiéis da comunidade copta residentes em Roma.

A Igreja Ortodoxa Copta do Egito tem cerca de dez milhões de fiéis. Esse grande número de membros, em uma zona onde os muçulmanos são maioria, faz delas das mais importantes no panorama eclesial do Oriente Médio, "onde, nos últimos tempos, as comunidades cristãs têm que fazer frente a situações muito difíceis", disse o Vaticano ao anunciar a visita.

A última visita ao Vaticano de um papa de Alexandria e patriarca da Sede de São Marcos, título do líder espiritual dos coptas ortodoxos, aconteceu em maio de 1973, quando o antecessor de Teodoro, Shenuda III vestiu Paulo VI.

Naquela ocasião Paulo VI e Shenuda III assinaram uma importante declaração cristológica comum e deram início ao diálogo ecumênico bilateral entre as duas Igrejas.

Desde a escolha de Teodoro II como novo patriarca copta ortodoxo, foi produzida uma aproximação cada vez maior entre as comunidades cristãs no Egito, o que levou à instituição de um Conselho de Igrejas cristãs no Egito, precisou o Vaticano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo