Últimas Notícias

Livro do Cardeal Tarcisio Bertone tem prefácio de Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos

O ex-secretário do Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, lançou o livro intitulado "A diplomacia pontifícia num mundo globalizado". A obra publicada pela Editora Vaticana tem o prefácio do Papa Francisco.

O Pontífice recorda o serviço do cardeal Bertone como Secretário de Estado "em apoio generoso e fiel" ao Pontificado de Bento XVI e pelo auxílio dado a ele no início de seu ministério Petrino.

O livro, publicado em italiano e inglês, reúne intervenções, discursos e escritos do cardeal Bertone, que por sete anos foi o mais direto colaborador do Papa no governo da Igreja.

“A história, cuja medida é a verdade da cruz, tornará evidente a intensa ação do cardeal Bertone, que também demonstrou de ter um caráter piemontês do grande trabalhador que não economiza fadigas na promoção do bem da Igreja”, escreve o Papa.

Francisco destaca que o verdadeiro desafio para o futuro da humanidade é a construção de uma paz e um desenvolvimento que não excluam ninguém. “O nosso futuro não deverá falar apenas a linguagem da paz e do desenvolvimento, mas deverá ser capaz de incluir todos, na prática, evitando que alguém fique na margem", alerta.

O Pontífice aponta a profunda crise de convicções, de valores e ideais, como um convite à atividade diplomática em trazer novas oportunidades. Deste modo, segundo Francisco, a diplomacia não pode ser instrumento das exigências de poucos que excluem as maiorias, geram a pobreza e a marginalização.

“O desafio de concorrer para realizar entre os diferentes povos novas relações verdadeiramente justas e solidárias em que todas as nações e pessoas são respeitadas em sua identidade e dignidade, e promovidas na sua liberdade", conclui o Papa.

O livro reúne intervenções, discursos e escritos do cardeal Bertone, que entre setembro de 2006 e outubro deste ano assumiu o cargo de secretário de Estado, o mais direto colaborador do Papa no governo da Igreja.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo