Últimas Notícias

Relatório sobre finanças do Vaticano elogiará reformas, diz fonte

Paramentos Litúrgicos

Um relatório europeu sobre os esforços do Vaticano para adotar transparência em suas finanças, depois de uma série de escândalos envolvendo o seu banco, vai elogiar reformas recentes, mas também destacará o que ainda precisa ser feito para que o Estado alcance padrões internacionais em todas as áreas.

O documento será divulgado na quarta-feira por um departamento do Conselho da Europa, mas por enquanto ainda é mantido em segredo. De acordo com uma fonte que está a par do relatório, a avaliação dará ao Vaticano uma nota de aprovação total em áreas-chave, mas trará críticas a outras.

Os itens foram elaborados pelo Comitê de Peritos na Avaliação de Medidas Anti-Lavagem de Dinheiro, conhecido como Moneyval, o mecanismo de monitoramento do Conselho da Europa que é responsável por garantir que todos os Estados membros cumpram os padrões financeiros internacionais.

As recomendações e avaliações externas são um marco para o Vaticano, que vem tentando mudar sua imagem como centro financeiro suspeito desde 1982, quando o italiano Roberto Calvi, conhecido como "O Banqueiro de Deus" por causa de suas ligações com o Estado, morreu em circunstâncias misteriosas.

A divulgação do relatório ocorrerá menos de dois meses depois que o ex-presidente do banco do Vaticano, oficialmente conhecido como Instituto para as Obras de Religião, foi afastado em uma dramática disputa sobre a administração da instituição, que está sendo investigada por magistrados italianos por lavagem de dinheiro, o que o Vaticano nega.

A rigorosa avaliação, pedida pelo Vaticano há vários anos, inclui 49 recomendações, muitas interligadas, e cada uma das quais classificada de acordo com níveis de conformidade com os padrões: não-cumpridor, parcialmente cumpridor, amplamente cumpridor, ou cumpridor.

Em essência, cumpridor e amplamente cumpridor são notas indicando que "passou", enquanto parcialmente cumpridor e não cumpridor são notas de "reprovação", indicando que é necessário fazer mais esforços em áreas específicas.

Dezesseis das 49 recomendações são tidas como "fundamentais e centrais", e incluem temas como criminalização de lavagem de dinheiro, confisco de propriedade resultante de lavagem de dinheiro e relato de transação suspeita.

A previsão é de que o Vaticano passará em cerca de nove desses itens e receberá cerca de sete notas de "parcialmente cumpridor" ou "não cumpridor", algo que uma fonte qualificou como sendo "boa notícia", considerando que o Estado só realizou a reforma de sua legislação financeira há menos de três anos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo