Últimas Notícias

Vaticano confirma que Bento XVI bateu a cabeça em viagem ao México

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano confirmou que o papa Bento XVI bateu a cabeça durante a visita ao México, em março do ano passado. Segundo a Santa Sé, foi durante a viagem que o pontífice tomou a decisão de renunciar.

O jornal "La Stampa" afirmou que o acidente aconteceu em León, na região central mexicana, quando Bento XVI estava no quarto dentro do convento dos Capuchinhos, onde se hospedou na cidade. Ao se levantar de madrugada para ir ao banheiro, o pontífice bateu a cabeça em uma pia.

De acordo com fontes do Vaticano, o golpe causou um corte na cabeça, que manchou o cabelo e as roupas de Bento 16. O "La Stampa" afirma que o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse que o papa percebeu que não poderia suportar o peso de viagens tão longas.

A informação foi revelada pelo "L'Observatore Romano", a publicação apostólica. Nesta quinta, Lombardi confirmou o incidente, mas disse que não influenciou a decisão sobre a renúncia.

A última vez em que o pontífice se feriu foi durante uma visita em Introd, na Itália, em 2009, quando fraturou o antebraço ao cair dentro de seu quarto após tropeçar em um tapete.

O Vaticano anunciou que o secretário de Bento XVI, Georg Ganswein, e as quatro laicas consagradas da comunidade Memores Domini que acompanham o pontífice deverão seguir com o cardeal Ratzinger para seu descanso em um monastério.

Segundo Federico Lombardi, Ganswein continuará como prefeito da Casa Pontifícia, mas sua casa deverá ser o monastério da clausura de Bento XVI.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo