Últimas Notícias

Papa Francisco pede que jogadores sejam “modelos” para sociedade

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco disse que será "difícil" escolher para qual seleção torcer durante o amistoso entre Itália e Argentina, que será disputado amanhã, em Roma.

O Pontífice se reuniu com jogadores das duas equipes. "Será um pouco difícil para torcer, ainda bem que é só um amistoso", disse o Papa, que nasceu na Argentina. O jogo será disputado em homenagem a Francisco, eleito Papa em março deste ano. "Antes de serem campeões, vocês são homens, pessoas humanas, com as suas qualidades e os seus defeitos, com o seu coração e as suas ideias, as suas aspirações e os seus problemas. Ainda que sejam famosos, continuam sendo homens, no esporte e na vida.

Homens portadores de humanidade", disse o Pontífice aos jogadores.

"Com a maneira de se comportarem, no campo e fora, na vida, vocês são um ponto de referência. Para muitas pessoas que olham vocês com admiração, vocês são um modelo, para o bem e o mal", afirmou Francisco, convidando os atletas a darem "um exemplo de lealdade, respeito e altruísmo [com a finalidade de serem] artífices de compreensão e de paz social". "Peço que vivam o esporte como um dom de Deus, uma oportunidade para frutificar os seus talentos, mas também como uma responsabilidade", afirmou o Papa. Ao fim do encontro, o Papa brincou com os jogadores, enquanto os argentinos se aglomeravam em torno dele e os italianos permaneciam em fila para cumprimentá-lo. "No Vaticano, dizem que sou indisciplinado, mas agora vocês entendem de que povo eu sou originário?", afirmou Francisco, referindo-se à "bagunça" dos argentinos na sala. Por sua vez, o jogador argentino Lionel Messi se disse emocionado com o encontro e comentou que "a melhor forma de retribuir é oferecer amanhã um espetáculo limpo, no campo e na torcida. Esta é a forma de dar continuidade a um dia como este", disse. Já o goleiro da seleção italiana, Gianluigi Buffon afirmou que, com um "Papa como este, é mais fácil ser melhor, ele nos indica o caminho, nos aquece o coração, chacoalha a nossa alma".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo