Últimas Notícias

Papa Francisco canonizará duas freiras palestinas

Paramentos Litúrgicos

No próximo domingo (17), o Papa Francisco proclamará santas as palestinas Mariam Baouardy e Marie Alphonsine, as primeiras da era moderna que vem desse povo.

 

O patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Fouad Twal, destacou que "Mariam e Marie Alphonsine mostram que, nesta terra atingida pela violência, a santidade é possível". Maria de Jesus Crucificado, nome escolhido por Mariam, da Ordem das Carmelitas Descalças, e Marie Alphonsine Danil Ghattas, fundadora da Congregação das Irmãs do Rosário de Jerusalém, a primeira ordem de freiras da Terra Santa, serão canonizadas ao lado de outras duas religiosas.

 

Na cerimônia, a fundadora das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, Jeanne Emilie de Villeneuve, e a fundadora das Irmãs Vítimas Expiadoras de Jesus Sacramentado, Maria Cristina da Imaculada Conceição, também serão reconhecidas como santas católicas.

 

"Se a Terra Santa, atacada pela violência e pela divisão, parece completamente desfigurada, as nossas duas santas vêm restituir o seu caráter sacro. É como se Mariam e Marie Alphonsine, com seu exemplo, nos dissessem: Sim, a Terra Santa pode ser fecunda e pode dar frutos de santidade", destaca Twal.

 

Já o monsenhor William Shomali, vigário para Jerusalém e para Palestina, afirmou que "a santidade fala árabe, é árabe porque há santas para todos". "Iremos a Roma para celebrar, mas também para rezar para que elas se lembrem de nós – e eu sei que elas farão", disse o pároco.

 

Da Palestina devem partir cerca de 700 pessoas, enquanto outros 800 são esperados vindos do Líbano. Para quem não irá ao Vaticano, está previsto um programa especial para as cidades de Jerusalém, Belém e Galileia, com orações e vigílias.

 

Quem também confirmou presença durante a missa foi o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo