Últimas Notícias

Papa Francisco elogia Suécia por acolher postulantes a asilo

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco rezou uma missa nesta terça-feira para a minúscula comunidade católica da Suécia, composta por muitos refugiados e imigrantes, louvando como "abençoados" aqueles da nação majoritariamente secular que acolhem postulantes a asilo.

O principal objetivo da visita de dois dias do papa à Suécia era participar de uma comemoração conjunta do 500º aniversário do início da Reforma Protestante com os luteranos.

Após a cerimônia ecumênica realizada na segunda-feira, Francisco voltou sua atenção para o fato de a Suécia ter aceitado dezenas de milhares de postulantes a asilo no ano passado, um contraste com muitas outras nações europeias.

Em um estádio de futebol ocupado por cerca de 15 mil espectadores, Francisco entrelaçou sua homilia ao "Sermão da Montanha" de Jesus, que lista as Beatitudes, mas com alguns retoques.

"Abençoados são aqueles que olham nos olhos dos abandonados e marginalizados e lhes mostram sua proximidade", disse o pontífice nascido na Argentina. "Abençoados são aqueles que abdicam de seu próprio conforto para poder ajudar outros".

A declaração de Francisco teve um simbolismo especial em Malmo, que se tornou um portão de entrada para milhares de imigrantes em fuga das guerras do Oriente Médio nos últimos anos.

A missa também foi um alento para a pequena comunidade católica da Suécia, que conta somente com cerca de 150 mil fiéis em uma população de aproximadamente 10 milhões de habitantes. Esse total é menos do que o público de algumas cerimônias papais em Roma.

"Mais ou menos uma década atrás, as pessoas ficavam inseguras até para usar cruzes, e tinham que se explicar a suecos que não entendiam", disse Josephine Kabogoza-Muksoke, católica nascida em Uganda, enquanto o papa percorria o estádio de Malmo em um carrinho de golfe adaptado.

"Agora não é assim. Os católicos têm mais confiança e há mais de nós – graças à imigração".

Milhares de suecos, muitos deles imigrantes da América Latina, do Oriente Médio e da Ásia, fizeram fila do lado de fora da arena mesmo debaixo da chuva fria do outono local.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo