Discussão

Fé é o fundamento das coisas que se esperam, e a prova daquelas coisas que não se vêem ainda

Paramentos Litúrgicos

O autor da Carta aos Hebreus dá-nos hoje sua definição clássica de fé. A fé é o fundamento das coisas que se esperam, e a prova daquelas coisas que não se vêem ainda. A seguir, tendo descrito assim o ato de fé, inicia um longo tratado a respeito de pessoas que se notabilizaram pela fé em Deus, no Antigo Testamento. Ele menciona em primeiro lugar a figura de Abraão. Nós conhecemos as sagas referentes a Abraão, que se encontram no Livro do Gênesis, do Capítulo XII ao Capítulo XXV. Se pudéssemos sintetizar a figura bíblica de Abraão, diríamos que foi um homem de poucas palavras, mas em tudo temente a Deus; um homem de fé.

E na fé bíblica de Abraão, notamos duas componentes que devem ser mencionadas. A fé, em primeiro lugar, leva-nos a crer sim, em Deus; a fé possui um conteúdo e nós, normalmente, conhecemos nosso credo, isto é, a súmula de nossa fé. Mas a fé de Abraão, ao lado de um conteúdo a ser aceito com o obséquio da inteligência, possui também, e é essencial a ela, um elemento existencial. “Abraão, sai da tua terra, da tua parentela, da terra de teu pai e vai para a Terra que eu te indicar”, e Abraão, sem retrucar, pôs-se a caminho da terra desconhecida de Canaã. Deus não se contentou com um ato de fé recitado por Abraão, exigiu dele o elemento existencial que, motivado por aquela fé, ele modificasse, geograficamente, o curso de sua existência, deixando a Síria, onde estava bem instalado, e iniciando uma vida inacabada de peregrino de Deus. A fé possui sempre estes dois elementos.

Nós aceitamos o que Deus, em Cristo, através da Igreja nos manifesta, nos oferece, como conteúdo a ser crido, mas a fé exige também o elemento existencial, sem o qual ela não é verdadeira, isto é, sem a modificação de nossa existência, sem a modificação de nosso comportamento, seria uma fé meramente intelectual e indigna desse nome. A respeito dessa fé, meramente intelectual, não seguida de nenhum ato, Tiago, em sua Epístola, vai dizer que ela se assemelha à fé de Satanás. Satanás não é ateu. Satanás acredita em Deus. Mas aquela fé de Satanás não o leva a coisa alguma, faltou-lhe o elemento existencial que lhe modificasse a existência. São muitas as pessoas que tem uma fé meramente intelectual, mas em nada se modificaram, e em tudo se assemelham a quem não tem fé.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo