Últimas Notícias

De helicóptero, papa Francisco deixa São José dos Campos rumo a Aparecida

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco deixou de helicóptero, por volta de 9h44 desta quarta-feira (24), o aeroporto de São José dos Campos rumo a Aparecida (180 km de São Paulo), onde passará a manhã e tarde de hoje.

O papa deixou a residência Assunção por volta das 7h45 e chegou à base aérea cerca de meia hora depois. O trajeto, feito de carro, foi tranquilo. No Catumbi, zona norte da cidade, o papa chegou a cumprimentar alguns fiéis e andar com o vidro do carro aberto, mas sem tumultos.

A princípio, o papa faria toda a viagem de helicóptero, mas, em função do mau tempo, o trajeto foi alterado. A chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida está prevista para 9h30. Às 10h, o pontífice deverá fazer a veneração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em seguida, Francisco participará de uma missa na qual celebrará a homilia, sermão de pregação do Evangelho.

Após a celebração, o pontífice irá almoçar com a comitiva papal, bispos e seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida. Às 16h10, está previsto o retorno de Francisco ao Rio, de helicóptero, com chegada na base aérea do Galeão.

A visita a Aparecida foi um pedido pessoal do papa, devoto de Maria. O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi inaugurado em 1980 pelo papa João Paulo 2º, o primeiro sumo pontífice a pisar em solo brasileiro. Em 2007, recebeu a visita de Bento XVI.

A missa será celebrada dentro do Santuário para 15 mil fiéis, e não no pátio externo, para 250 mil –o Vaticano assim determinou alegando razões de segurança. Dos 15 mil que poderão acompanhar a missa no interior da igreja, cerca de 3.000 serão convidados, autoridades e religiosos. As outras 12 mil pessoas tiveram de madrugar para tentar conseguir um lugar. Todos terão de passar pelo detector de metais. As portas abriram às 5h30. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo